PC Guia

LENOVO LEGION PHONE DUEL 2

Este smartphone para jogos faz muito poucos compromiss­os.

- PEDRO TRÓIA

É uma consola portátil que permite fazer chamadas e navegar pelas redes sociais? Ou é um telemóvel que consegue executar jogos como uma consola? O Legion Phone Duel 2 quer ser as duas coisas ao mesmo tempo. Este smartphone pensado para jogar tem um ecrã Amoled com 144 Hz e é capaz de reproduzir imagens em modo HDR10+, tudo a uma resolução máxima de 1080 x 2460. O Legion Phone Duel 2 tem um SoC Snapdragon 888 5G (um processado­r com oito núcleos), uma GPU Adreno 660 e pode ser comprado nas versões de 12 GB / 256 GB ou 16 GB / 512 GB (a Lenovo enviou-nos a versão de topo).

DUAS ENTRADAS DE CARREGAMEN­TO

Este smartphone tem uma bateria 5500 mAh (sem carregamen­to por indução) com uma caracterís­tica diferente de outros modelos deste tipo: o sistema de carregamen­to. Dentro da caixa está uma fonte de alimentaçã­o com duas entradas USB Type-C (e outros tantos cabos do mesmo tipo) - se usarmos um único cabo, conseguimo­s carregar a bateria a 65 W; caso optemos pelos dois em simultâneo, o carregamen­to faz-se a 9 W, o que correspond­e a 50% da bateria em doze minutos e 100% em trinta. Nos nossos testes conseguimo­s valores muito perto dos anunciados: 47% em doze minutos e 100% em 37, o que não deixa de ser impression­ante. O design foi pensado claramente para quem joga, porque o sistema de câmaras principal (uma de 64 MP e outra ultrawide de 16) foi colocado no meio da traseira, para que possamos segurar o smartphone com as duas mãos na horizontal, sem tapar as câmaras. Junto a estas está uma pequena ventoinha que serve para ajudar na dissipação de calor dos sistemas principais do smartphone quando este está a processar tarefas mais exigentes. Nesta zona está também o inevitável LED, tão comum em hardware para jogos, que pode ser controlado através de uma app específica para o efeito.

CÂMARA ESCONDIDA

A câmara frontal de 44 MP é motorizada e está “escondida” do lado direito do telefone, sob o botão para ligar/desligar. Se a abrir com o telefone na vertical, o sistema roda automatica­mente a imagem para que fique direita quando tira uma foto ou grava um vídeo. Esta colocação da câmara é algo estranha e requer alguma habituação.

Por outro lado, também não sou grande adepto de câmaras motorizada­s, porque esses mecanismos são mais um ponto de falha do sistema. Com 259 gramas, o Legion Duel 2 é um smartphone pesado, quando comparado com modelos de dimensões semelhante­s. Isto só se pode explicar pelo sistema de refrigeraç­ão, que teve de ser ampliado para conseguir dissipar o calor quando se está a jogar. Quanto à espessura (sem contar com a saliência da câmara no centro), é também exagerada, por causa da combinação da bateria e do já referido sistema de refrigeraç­ão.

A qualidade de imagem do ecrã Amoled é bastante boa, mas as cores são algo saturadas de mais. Os 144 Hz notam-se pela fluidez com que tudo se move no ecrã tanto nas apps mais tradiciona­is, como nos jogos. A velocidade geral do sistema elevada: aliás, nas nossas medições, o Legion conseguiu bater a concorrênc­ia em muitos dos testes de desempenho. Mas isto tem um preço, e, no caso dos smartphone­s, isso é pago em tempo de vida da bateria, entre cargas. O Legion Duel 2 conseguiu um valor de pouco mais de nove horas, o que é relativame­nte modesto para um smartphone com uma bateria deste tipo, quando comparado com outros smartphone­s da mesma gama de preços.

Os 144 Hz notam-se pela fluidez com que tudo se move no ecrã, tanto nas apps mais tradiciona­is, como nos jogos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal