PC Guia

Be quiet! Dark Power 12 750W

- LUÍS ALVES

A linha de fontes Dark Power 12 da be quiet! teve tanto sucesso com as versões Pro de 1500 e 1200W que a marca optou por colocar toda essa engenharia em versões “não Pro”, com apenas 1000, 850 e 750W. Esta linha tem um certificad­o 80 Plus Titanium, o mais alto disponível, num mercado onde até as fontes Platinum são raras. Dentro destas fontes, cada componente foi escolhido ao pormenor, desde os condensado­res japoneses certificad­os para aguentar até aos 105 C, aos circuitos de retificaçã­o, regulação e ao próprio arrefecime­nto. Uma das funções mais interessan­tes é a Overclocki­ng Key, um botão externo que se pode instalar num PCI vazio para trocar a fonte entre multi-rail e single rail. Esta função apenas pode ser alterada com a fonte desligada, mas garante que mesmo as placas gráficas que ultrapasse­m os “gigantes” 25 A de cada linha de +12 V sejam alimentada­s sem problemas. O conjunto de cabos é muito extenso, numa fonte que é totalmente modular, com uns impression­antes seis cabos de oito pinos, para sistemas com múltiplas gráficas, ou até 12 SATA, para utilizador­es com sistemas NAS, servidores pessoais ou máquinas de criação de conteúdo. Os cabos, em si, não têm qualquer magia: são pretos, simples e com sleeving também preto. Os encaixes são proprietár­ios, por isso se quiserem outra cor de cabos ou extensões, muito cuidado na compra ou serão incompatív­eis.

Para evitar que a fonte fosse demasiado grande e ganhar espaço para o intricado PCB dos cabos modulares, a be quiet! optou por instalar uma ventoinha com um tamanho menos vulgar de 135 mm: uma Silent Wings sem moldura.

Em termos de resultados, é difícil apontar algo negativo no desempenho desta linha: as fontes são robustas, muito eficientes e virtualmen­te inaudíveis. A ventoinha roda muito pouco e o calor gerado internamen­te é quase insignific­ante, dada a eficiência muito perto dos 96%. Como não podia deixar de ser, esta fonte vem com dez anos de garantia e tem um preço que faz inveja a muitas fontes com certificad­o Gold e Platinum.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal