PC Guia

Asus ROG Claymore II

- PEDRO TRÓIA

Este novo teclado da Asus ROG é, na realidade, três num só. Passo a explicar: o Claymore II pode ser ligado através de um cabo USB ou através de um sistema sem fios e pode ainda ser usado com ou sem o teclado numérico (que pode ser instalado à esquerda ou à direita do teclado principal). Esta última funcionali­dade, que permite destacar o teclado numérico, não é nova, de todo. Há anos tive um teclado da Microsoft que já o fazia, mas usava um sistema muito menos sólido, que usava imanes para prender o teclado numérico em vez de um encaixe como no Claymore II. Mas o efeito era essencialm­ente o mesmo. Como seria de esperar num teclado para jogos, as teclas têm interrupto­res mecânicos (fabricados pela própria Asus) que têm a vantagem de serem muito mais resistente­s, principalm­ente em cenários de utilização intensiva, como acontece nos jogos. No entanto, são algo barulhento­s, por isso há que ter cuidado quando se estiver a jogar a altas horas da noite para não acordar toda a gente lá em casa. Como é de esperar, este teclado tem um sistema de iluminação LED, que usa a norma Aura da Asus, e que permite alterar a iluminação tecla a tecla.

No que respeita a ligações, a versatilid­ade é a palavra de ordem. O Claymore pode ser ligado através de um cabo USB Type-C e também tem uma entrada USB Type-A para usarmos um rato ou de uma pendrive. Se não quiser ter fios espalhados em cima da secretária, pode usar o dongle USB que está guardado num pequeno espaço no teclado.

A Asus diz que a bateria dura cerca de 47 horas entre cargas, até quando se usa o teclado numérico e com a iluminação ligada. Nos testes que fizemos, não chegámos à 47 horas, mas às 45 - não ficámos muito longe do anunciado. Uma das coisas de que mais gostei foi do controlo de volume que está no teclado numérico. Este tipo de controlo é muito mais prático que as habituais teclas de função que controlam o volume. Abaixo do controlo de volume estão quatro botões macro que podem ser programado­s com sequências de comandos dos jogos (ou qualquer outro programa), para que estejam sem à mão. A qualidade de construção é muito boa e o Claymore II transmite uma impressão de resistênci­a e durabilida­de.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal