PC Guia

/ HARDWARE Razer Naga Pro Steelserie­s Aerox 3 Asus ROG Claymore II

Um rato sem fios com as melhores tecnologia­s existentes. O Razer Naga Pro adapta-se a todos os tipos de jogos, ao permitir modificar a lateral esquerda entre dois e doze botões programáve­is.

- LUÍS ALVES

O Naga Pro é um rato destro com três placas/peças diferentes que podemos usar do lado esquerdo do rato: uma com dois botões para FPS simples, outra com seis para MOBA ou Battle Royale, e uma com doze para MMO. Cada uma destas peças com botões pode ter uma tarefa diferente, adaptando o rato a todo o tipo de jogos ou softwares, caso seja esse o objectivo. Para o lado direito não temos escolha: há apenas um apoio para o mindinho que nos ajuda também a movimentar o rato com mais facilidade. Para uma comunicaçã­o rápida sem fios entre o Naga Pro e o computador, é usado Bluetooth ou a tecnologia HyperSpeed da Razer para gaming wireless de alta estabilida­de - para isso temos um pequeno adaptador USB que vem escondido no interior do corpo do rato. Se ficarem sem bateria, ou estejam seu limite, a meio de um jogo importante, podem usar a ligação por cabo.

UM SENSOR NOSSO CONHECIDO

O sensor deste rato é o mesmo dos Viper e Basilisk Ultimate, o modelo Focus+ com 20 000 dpi, combinado com uma mão cheia de tecnologia­s e ajustes que podemos fazer pelo Synapse 3, o actual software da Razer.

A tecnologia de tracking é das mais avançadas do mercado, para que nunca falhem um movimento. Os botões são também ópticos e os mesmos dos dois modelos anteriorme­nte referidos, aguentando setenta milhões de cliques e com uma atuação super-rápida. Além da panóplia de botões na lateral, existem botões para alteração da sensibilid­ade no corpo principal e a roda de scroll tem opções distintas de inclinação para a esquerda ou direita.

MEMÓRIA E BATERIA

A memória interna permite armazenar até cinco perfis com configuraç­ões específica­s, ara vários jogos, associados a cada peça lateral.

A própria marca partilha na página oficial do produto alguns exemplos para os e-Sports mais actuais. É nestas versões que o Chorma tem mais utilidade, ao permitir não só iluminar o logo no corpo principal, mas também os vários botões e a roda do rato. A bateria, segundo a Razer, aguenta até cento e cinquenta horas de autonomia pelo modo HyperSpeed, utilizando claro opções de poupança de energia, como stand-by automático, redução da intensidad­e da iluminação e velocidade de actualizaç­ão.

Terem de o carregar uma vez por mês será o mais provável, tarefa na qual podem utilizar a mesma dock do Viper Ultimate ou Balisisk Ultimate, caso tenham um, ou o cabo incluído.

A tecnologia de tracking é das mais avançadas do mercado, para que nunca falhem um movimento.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal