PC Guia

CINQUENTA A BATER

- António Simplício simpliam@gmail.com

É comum ouvirmos que os ‘quarenta são os novos vinte’. É uma meia-verdade. Estou a chegar aos cinquenta e não me parecem os novos trinta. Também já estou na fase do ‘soubesse o que sei hoje e…’, provavelme­nte estaria num ramo profundame­nte científico.

Li apaixonada­mente o livro Lifespan, de David Sinclair, sobre o tema do antienvelh­ecimento e de como em breve poderemos reprograma­r as células para reverter o processo do envelhecim­ento. Agora estou com um interessan­te Manipular Darwin de Jamie Metzl, um reputado futurista que apresenta cenários interessan­tíssimos sobre o futuro da biologia, da nossa biologia e da espécie humana. Serão os cinquenta a bater, certamente. Tudo isto para chegar a algo que considerav­a inevitável e que a pandemia apressou.

A telemedici­na não será o que de mais excitante temos à nossa espera, mas é certamente o próximo passo onde veremos alguma massificaç­ão na telessaúde (tem online o plano estratégic­o dos SPMS) que hoje passa muito pelo nosso smartphone e todos os gadgets que podemos ter a nós “acoplados”.

O sector da tecnologia da saúde foi o que teve o terceiro maior investimen­to de capital de risco na Europa, cerca de 4,2 mil milhões de euros.

Vim dar uma volta gigantesca para lhe falar da Ada, uma aplicação gratuita de avaliação de sintomas e diagnóstic­o que já é utilizada por mais de dez milhões de pessoas. A forma de funcioname­nto é simples e direta. Crie uma conta - que até pode ficar anónima – e a app far-lhe-á um conjunto de perguntas orientadas pelo motor de IA e extensa biblioteca médica e no fim dar-lhe-á uma ou mais causas prováveis dos seus sintomas.

Este diagnóstic­o pode depois ser exportado em PDF para que o possa enviar a um profission­al de saúde. A app vai guardando as avaliações que vai fazendo e, como base nestas, cria o seu registo/perfil de saúde.

Eu vejo-a um pouco como o profission­al de saúde que faz a triagem no hospital e me entrega a pulseirinh­a com a cor que reflecte a urgência dos meus sintomas. A vantagem é que na Ada, mesmo com um simples espirro, recebo uma pulseira vermelha e um diagnóstic­o imediato.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal