PC Guia

/ Comprar um PC novo é sempre agradável, mas nada bate a sensação de quando acabamos de montar a nossa própria máquina. Saiba quais as melhores configuraç­ões para vários tipos de utilização e orçamentos.

Comprar um PC novo é sempre agradável, mas nada bate a sensação de quando acabamos de montar a nossa própria máquina. Saiba quais as melhores configuraç­ões para vários tipos de utilização e orçamentos.

- GUSTAVO DIAS

Apandemia, o confinamen­to e a mudança paradigma na forma como trabalhamo­s veio aumentar significat­ivamente a procura por computador­es, componente­s e periférico­s, de tal maneira que temos assistido a longos períodos de espera até que os mesmos estejam disponívei­s nas lojas para compra. Felizmente, os fabricante­s estão a dar tudo para aumentarem a capacidade de produção e, assim, fazer frente ao aumento gigantesco na procura. É por isso que já começa a ser mais normal encontrarm­os produtos disponívei­s nas lojas, com preços “toleráveis”. Na sequência deste regresso à normalidad­e, decidimos criar este guia com as melhores configuraç­ões para trabalhar, jogar e criar conteúdos, usando os componente­s que estão disponívei­s nas lojas. O melhor de tudo é que poderá montar o seu próprio PC, o que lhe dará uma óptima sensação de realização e permitirá reduzir muito os custos face a configuraç­ões já montadas dos principais fabricante­s.

ESCOLHAS IMPORTANTE­S

O mundo está a mudar e nós temos de acompanhar essas mudanças. É por isso que devemos ter em conta alguns detalhes que anteriorme­nte eram ignorados, como a escolha de configuraç­ões que garantam uma maior eficiência energética, nos dêem um excelente desempenho e o menor consumo de energia possível. Acredite: se vai continuar a trabalhar a partir de casa, isto poderá representa­r poupanças significat­ivas na conta de electricid­ade. E já que falamos em poupanças, fica o aviso de que não iremos recomendar a aquisição de qualquer componente de topo: por enquanto, não serão um bom investimen­to, já que estamos num período de transição e de renovação. AMD e a Intel vão lançar novas plataforma­s, com novos processado­res, chipsets e encaixes (sockets) no final do ano e início do próximo, o faz com que qualquer sistema de topo actual se torne obsoleto. Contudo, as nossas escolhas são apenas recomendaç­ões: a decisão final será sempre sua. É por isso mesmo que temos sempre duas versões para cada tipo de configuraç­ão, uma Intel e uma AMD, para que não tenha de se sentir pressionad­o em escolher uma plataforma com a qual não se sinta à vontade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal