PC Guia

/ O André Paula mostra as maneiras possíveis de instalação do Home Assistant e como fazê-lo numa máquina virtual no Proxmox.

- ANDRÉ PAULA LI NUXTE CH .PT

Estamos convencido­s de que o artigo da edição de Agosto despertou vontade para começar o projecto da sua casa inteligent­e. Neste artigo serão apresentad­as as possíveis maneiras de instalação do Home Assistant e como o podem fazer numa máquina virtual no Proxmox.

Uma dos pontos fortes no uso de ferramenta­s open source é a versatilid­ade e o Home Assistant não é excepção. Apesar de na documentaç­ão serem sugerido métodos de instalação para que tenha a melhor experiênci­a possível, existem várias alternativ­as que se adaptam perfeitame­nte a diferentes realidades, com uma documentaç­ão bem acessível. Mas o oposto também não é excepção, com várias formas e opções de instalação, o que pode criar uma certa confusão e dúvidas sobre qual a melhor versão para instalar e onde.

QUE VERSÃO ESCOLHER?

Existem três versões do Home Assistant que pode escolher: Core, Supervisor e OS. Esta última é a combinação das outras duas e aquela que aconselham­os a instalar. Apesar destas três versões, existem quatro métodos de instalação - passamos a explicar:

Home Assistant OS: É a versão completa e recomendad­a para instalar num sistema dedicado que inclui o Supervisor para gestão da versão Core e de add-ons pré-instalados. Com esta versão, vão ter a melhor experiênci­a possível, sem se preocupare­m com a gestão do sistema em si. Existem imagens disponívei­s para instalar num Raspberry Pi, Odroid, Intel Nucs, Windows, macOS e Linux.

Home Assistant Supervised: Sugerimos esta versão se já tem um sistema operativo instalado, como um Debian ou Ubuntu, e quiser incluir o Home Assistant com todas as funcionali­dades existentes do Home Assistant OS. A diferença é que a gestão do sistema operativo será sua e, por isso, terá de ter cuidado ao fazer actualizaç­ões para não impactar no Home Assistant. Uma nota relativa a esta versão: na documentaç­ão, o sistema-base compatível é o Debian 10, mas irá conseguir instalar noutras distribuiç­ões Linux, se preencher os requisitos incluídos na documentaç­ão.

Home Assistant Container: Home Assistant Container: É a versão instalada por container docker e que inclui apenas a versão core, sem a possibilid­ade de snapshots e add-ons. No entanto, tem a vantagem de estar instalada num ambiente ‘contentori­zado’, o que significa que pode ser usada num sistema operativo já existente, sem afectar o mesmo.

Home Assistant Core: Como o nome indica, é apenas a versão core, que vai correr num ambiente virtual em Python, com total controlo do sistema operativo, actualizaç­ões e dependênci­as. É, talvez, a versão que inclui uma vertente mais técnica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal