PC Guia

/ MOTOROLA MOTO G100

- GUSTAVO DIAS

Pode um smartphone custar menos de quinhentos euros e oferecer o desempenho e caracterís­ticas de um topo de gama? O Moto G100 consegue.

Revelados no início do ano, durante o CES 2021, a nova geração de smartphone­s Moto G acaba de chegar ao mercado: o G100 é o modelo de topo. Este smartphone destaca-se por ser um dos primeiros a usar o novo Snapdragon 870 5G, um processado­r que é, no fundo, uma versão mais avançada que o anterior topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 865+. Este modelo diferencia-se pelo núcleo principal de 3,2 GHz Kryo 585, sendo este de 3,1 GHz no caso do Snapdragon 865+ e de 2,84 no 865. O processado­r em conjunto com os 8 GB de memória RAM e os 128 GB de armazename­nto do tipo UFS 3.1 garantem um desempenho extraordin­ário em qualquer situação, algo que pode ser facilmente comprovado pelos resultados dos testes: teve a pontuação máxima neste campo. Já a bateria de 5000 mAh garantiu quase vinte horas de autonomia no teste do PCMark 3.0, mas demora imenso tempo a ficar completa com o carregador de 20 W fornecido. De resto, estamos perante um smartphone elegante, com um enorme ecrã IPS de formato 21:9 e 6,7 polegadas e uma taxa de actualizaç­ão de 90 Hz, capaz de reproduzir imagens de elevada qualidade. O G100 conta ainda com duas câmaras frontais no canto superior esquerdo, mas mantém o sensor de impressões digitais no botão de energia, o que permite um funcioname­nto mais rápido e preciso que qualquer solução com sensor embutido no ecrã; existe ainda um botão adicional para usar o Assistente Google.

Falta referir o módulo das câmaras traseiras, composto por um sensor principal de 64 MP e um ultra grande angular de 16 MP com focagem automática, este último com a particular­idade de permitir fotografar objectos a uma distância muito curta (macro), sendo auxiliado por um anel de luz LED colocado em redor do sensor. A qualidade da imagem captada por estes sensores é muito boa, mas verdadeira­mente impression­ante é a rapidez e precisão do sistema de focagem automática, que utiliza não só o terceiro sensor de 2 MP para medição de profundida­de, como um sensor ToF laser dedicado.

PONTO FINAL

O Moto G100 é um extraordin­ário smartphone, com uma relação preço/ desempenho imbatível. Rapidíssim­o, com excelente autonomia e boas câmaras, este smartphone inclui ainda uma base e um cabo USB-C para HDMI.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal