PC Guia

Asus RT-AX3000

- PEDRO TRÓIA

A Asus acaba de lançar mais um router Wi-Fi 6 para quem quer montar uma rede local para jogar. Trata-se de o Asus ROG GS-AX3000 e tem como objectivo ser uma oferta para a gama média. Este router tem o habitual aspecto da Republic of Gamers, é feito em plástico preto baço e tem um grande logo da ROG na parte de cima. Os LED que indicam o funcioname­nto estão colocados do lado esquerdo do topo da caixa. À frente, como não poderia deixar de ser num qualquer hardware ‘gaming’, está um sistema de iluminação RGB que pode ser programado através do sistema Aura da Asus ROG.

Este router tem cinco entradas RJ-45 gigabit e uma delas está reservada para a ligação WAN. Está presente mais uma entrada USB 3.0, que permite converter este router num servidor de impressão, ou, se ligar um disco externo ou pen USB, convertê-lo num servidor de ficheiros.

Por dentro está um processado­r com três núcleos que funciona a 1,5 GHz, 512 MB de memória RAM e 256 MB de memória flash para o firmware. No que respeita ao software, o Asus RT-AX está carregado de funcionali­dades de QoS para jogos que permitem atribuir prioridade­s de tráfego a determinad­os dispositiv­os que estão ligados. Inclui também uma firewall que permite limitar a ligação de dispositiv­os à rede, e que permite estipular controlos parentais. Este router pode também ser integrado em redes Wi-Fi mesh, tanto no papel de controlado­r, como no papel de repetidor de rede. A Asus promete que este router consegue uma velocidade máxima de 2,9 Gbps nos dispositiv­os Wi-fi compatívei­s com a norma Wi-Fi 6.

Nos nossos testes conseguimo­s chegar ao uma velocidade de 2 Gbps na transferên­cia de ficheiros entre dois computador­es portáteis com Wi-Fi 6 em linha de vista. Numa zona mais longe e com recantos, a velocidade baixou para 1,8 Gbps. Isto quer dizer que os valores que se conseguem em testes reais estão relativame­nte perto dos anunciados, o que é bastante bom.

PONTO FINAL

Este router tem tudo o que os outros oferecem, mais algumas funcionali­dades para dar prioridade ao hardware de jogos. Exteriorme­nte, a única coisa que denuncia o ADN de gaming é o sistema de iluminação e o logo da ROG. A velocidade está dentro do que é prometido pela Asus.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal