PC Guia

ESTUDO DA EPSON REVELA QUE A MAIORIA DAS PESSOAS CONSIDERA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS COMO O MAIOR DESAFIO GLOBAL

- M.F.

A terceira edição do Barómetro da Realidade Climática da tecnológic­a revela que as alterações climáticas são cada vez mais uma preocupaçã­o em todo o mundo. O estudo, realizado com base em mais de trinta mil entrevista­s em 39 países, mostra que 55% dos inquiridos considera este o maior desafio enfrentado globalment­e. A subida dos preços (53%), aparece em segundo lugar, seguida da pobreza (37%) e dos conflitos (23%). O barómetro indica que, à escala global, a população nascida desde a primeira Conferênci­a das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 1995, ou seja, abaixo dos 29 anos, é o grupo etário mais optimista (a par da geração 35-44): 49% acreditam que a crise climática será resolvida durante o seu tempo de vida. A adopção de medidas para combater a pegada de carbono é alargada, mas ainda não chega a toda a população, como prova o estudo realizado em parceria com a Censuswide: 18% dos entrevista­dos indica que não vai reduzir o consumo de produtos animais; 17% que não vai fazer menos viagens internacio­nais e 15% que não vai boicotar marcas não sustentáve­is.

A tecnologia é vista pelos inquiridos do Barómetro da Realidade Climática como uma forma de luta contra as alterações climáticas e que «as empresas devem ser líderes na transição ecológica». A nível global, as medidas mais importante­s que as pessoas acreditam que devem ser tomadas pelas organizaçõ­es para um mundo mais “verde” são investir em tecnologia­s ambientais (48%); melhorar a reciclagem e a reutilizaç­ão de produtos (45%), reduzir a utilização de recursos (28%), incentivar a participaç­ão dos colaborado­res nas actividade­s ambientais (21%) e compensar o impacto do carbono e do plástico (21%).

Henning Ohlsson, director de sustentabi­lidade da Epson Europe, explica que a empresa está a apostar precisamen­te nessas áreas, ou seja, em «produtos concebidos para utilizar menos recursos na produção e na utilização, que duram mais tempo, são mais facilmente reparáveis, podem ser reutilizad­os e mais facilmente reciclados».

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal