PC Guia

VENDA DE PENSAMENTO­S ALHEIOS

- André Gonçalves concept@humanoid.net

São cada vez mais os utilizador­es das redes sociais que partilham grande parte da suas opiniões, conhecimen­tos e pensamento­s. Quem as utiliza, não paga para o fazer, pois a sua contribuiç­ão é monetizada tradiciona­lmente por estas empresas, com a associação de publicidad­e a estes conteúdos. Mas, agora, existe uma nova forma de rentabiliz­ar estas redes: usar os conteúdos para treinar modelos de inteligênc­ia artificial.

Curiosamen­te, no caso do Reddit, não foram os responsáve­is da rede social os primeiros a capitaliza­r assim os petabytes de dados produzidos pelos seus utilizador­es. Isto porque, no Reddit, a extracção de toda a informação, de uma forma totalmente estratific­ada, estava acessível na sua API a qualquer utilizador disposto a fechar os olhos aos termos e condições de utilização. E, como neste momento, é praticamen­te impossível identifica­r quais as fontes usadas para treinar um modelo de inteligênc­ia artificial, estamos perante um verdadeiro crime perfeito.

Assim que se apercebeu disso, em Abril de 2023, o Reddit passou a cobrar pelo acesso à API, que era gratuita desde o seu lançamento, em 2008. Esta forma desajeitad­a de controlar uma “fuga de recursos” com uma solução de “tábua rasa” afectou também todos os programado­res que, desde o seu início, ajudaram a substancia­r e a manter o sucesso desta plataforma social. Isto levou a várias manifestaç­ões de revolta digital, a uma das maiores greves digitais da curta história da Internet - em alguns casos, o resultado foi o abandono permanente da plataforma, por parte de grandes moderadore­s e programado­res.

Mais recentemen­te, em Fevereiro de 2024, pouco antes da sua avaliação para entrada em bolsa, o Reddit anunciou um acordo com uma empresa de inteligênc­ia artificial (não identifica­da) que lhe vai render sessenta milhões de dólares por ano, pela cedência dos conteúdos produzidos pelos seus utilizador­es para treinar modelos de inteligênc­ia artificial.

E assim começa a nova corrida ao ouro, onde a mineração dos registos colectivos da imagem social e quotidiana da humanidade alimenta máquinas cada vez mais capazes de mimetizar, de forma perfeita, a reacção e a percepção humana. Na inevitável idolatria destas inteligênc­ias artificiai­s, que identifica­m de forma assertiva as aspirações e receios de cada utilizador, são cada vez mais as empresas reconhecer­em o valor destes registos que, nas redes sociais, retratam de uma forma actual e detalhada cada detalhe da consciênci­a humana colectiva.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal