Record (Portugal)

REIS DO TRIPLO- DUPLO SEGUEM A ALTO NÍVEL

Westbrook e Harden voltaram a mostrar a sua versatilid­ade. Até onde irão os dois?

- LUÍS AVELÃS

Os jogos vão passando, o desgaste físico vai fazendo ‘vítimas’ aqui e ali, mas Russell Westbrook e James Harden, os líderes de Oklahoma e Houston – respetivam­ente –,teimam em prosseguir num registo que se pensava impossível. A facilidade com que vão colecionan­do triplos-duplos não deixa ninguém indiferent­e na Liga, com os elogios a chegarem de treinadore­s, companheir­os de profissão, jornalista­s e adeptos. Paradoxalm­ente, ambos vão relativiza­ndo os feitos e repetindo, vezes sem conta, que importante é ganhar jogos e conseguir, o quanto antes, um lugar no playoff.

Mas, convenhamo­s, sempre que o calendário engloba jogos de Oklahoma e/ou Houston... todos querem saber se aconteceu ‘mais do mesmo’. E na ronda de domingo a recente tradição imperou. Em Brooklyn, os Rockets ganharam com toda a facilidade (137-112), enquanto em Sacramento os Thunder precisaram de aguentar a recuperaçã­o final dos Kings para segurar um êxito de 122-118. Diante dos débeis Nets, Harden fez 22 pontos, 11 ressaltos e 1 1 assistênci­as em 32 minutos, naquele que foi o seu 12º triplo-duplo da época (21º da carreira). Na Califórnia, um pouco depois, Westbrook respondeu com 36 pontos, 11 ressaltos e 10 assistênci­as (em 36 minutos) e assinou o 20º triplo-duplo da temporada e o 57º desde que entrou na NBA.

Sempre a andar

Perante aquilo a que se tem assistindo nos últimos tempos, parece cada vez mais provável que, no final da fase regular, as duas estrelas – que chegaram a ser companheir­os em Oklahoma – possam ostentar médias de triplodupl­o. Dito assim, até dá a ideia de não se estar a falar de uma autêntica raridade. Mas, a verdade é que só Oscar Robertson, em 1961/62 (quando fez 41 triplosdup­los), logrou esse feito, então com 30,8 pontos, 12,5 ressaltos e 11,4 assistênci­as por partida. Neste momento, com 40 jogos por disputar, Westbrook tem 20 triplos-duplos e continua dentro das médias necessária­s para igualar Robertson. Já Harden surge ligeiramen­te mais ‘discreto’, pois só protagoniz­ou 12 ‘triplos-duplos’ e tem ‘escassos’ 8,3 ressaltos por encontro. Mas, ainda com 39 duelos pela frente, continua também na corrida pela história... onde ambos já têm lugar. *

OSCAR ROBERTSON, EM 1961-62, FOI O ÚNICO (ATÉ À DATA) A FECHAR UMA ÉPOCA COM MÉDIA DE TRIPLO-DUPLO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal