Record (Portugal)

Obrigado, embaixador!

António Carraça

- E O

Dia de Portugal, aqui em Bogotá, celebrou-se não a 10 mas a 12 de junho. Acredito que por uma questão logística e porque 10 foi sábado. Mas o que contou foi o significad­o. Durante algumas horas, em ‘território português’ (a nossa embaixada) e a convite do sempre bem-disposto e empreended­or embaixador João de Almeida, sentimo-nos em casa e a conviver em português, com a ‘nossa gente’! Momentos muito bem passados, na verdade.

O bacalhaues­tavado outro mundo. Já não comia o nosso ‘fiel amigo’ há mais de 8 meses. E repeti a dose, de tão esmerado e saboroso que estava o repasto. As entradas de tradição lusa. Os vinhos produzidos nas encostas do verde Douro. Os doces, com junção luso-colombiana, estavam muito agradáveis.

O FUTEBOL BACALHAU ESTÃO SEMPRE PRESENTES NESTES ENCONTROS

Complement­aram este encontro de culturas (muitos embaixador­es de outros países aqui acreditado­s) e juntaram dezenas e dezenas de profission­ais portuguese­s que vivem a sua vida a mais de 7 mil quilómetro­s de distância de ‘casa’. Empresário­s. Gestores. Engenheiro­s. Militares. Um sem-número de atividades e profissões que proliferam no mundo do trabalho e investimen­to nacional aqui na Colômbia.

Foiumjanta­r despretens­ioso. Muito, mas mesmo muito, agradável. De muito sentimento e lembranças. De fartas gargalhada­s e sorrisos. E muita conversa. Conversámo­s bastante, mesmo os que nos conhecemos naquele acontecime­nto de Economia, de Trabalho, da família, de Portugal, da Colômbia, da Política e como não poderia deixar de ser... de Futebol! O futebol, tal como o bacalhau, tem obrigatori­amente de ser sempre protagonis­ta em ‘reuniões e encontros’ portuguese­s. Obrigado, senhor embaixador, pela sua hospitalid­ade e natural simpatia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal