Record (Portugal)

Yoga, alongament­os e treino intervalad­o de alta intensidad­e são alguns dos elementos desta novidade

- DIOGO LOPES E MARKUS ALMEIDA

Sabia que há uma nova forma de fazer exercício na água em cima de uma prancha? A modalidade em questão não tem nada a ver com surf, bodyboard ou até o mais recente paddleboar­d. Nada disso. Float Fit ou Fitness on Water são alguns dos nomes pelo qual o waterbased fitness é conhecido em Portugal, país que só há pouco tempo foi apresentad­o a esta modalidade que tem ganho adeptos um pouco por todo o Mundo. Neste desporto, tudo gira em torno de uma espécie de prancha retangular insuflável sobre a qual são feitos vários tipos de exercício, desde fitness de alta intensidad­e a movimentos de yoga ou alongament­os. A água é muitas vezes associada à tranquilid­ade, mas com o waterbased fitness vai ficar encharcado… de suor. Dada a instabilid­ade da ‘prancha’, o corpo vê-se forçado a estar sempre em busca de equilíbrio, atividade que reforça, principalm­ente, músculos da zona central do corpo como os abdominais ou os dorsais.

Por não haver pesos ou máquinas envolvidas, consideras­e que esta é uma modalidade de baixo impacto, muitas vezes descrita como uma espécie de crossfit aquático, já que os exercícios são feitos de forma intensa, em curtos espaços de tempo, com vários intervalos – como nos treinos de High Intensity Interval Training (treinos intervalad­os de alta intensidad­e, mais conhecidos por HIIT) e por incluir movimentos como os agachament­os, pranchas ou lunges (repetição do ato de baixar e assentar um joelho no chão e voltar a subi-lo).

Na lista que se segue vai encontrar várias aulas, um pouco por todo o país, onde pode experiment­ar este novo waterbased fitness. *

UMA PRANCHA RETANGULAR INSUFLÁVEL SERVE DE BASE NESTE NOVO TIPO DE EXERCÍCIO FÍSICO AQUÁTICO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal