Record (Portugal)

DS7 CR OS S BACK

- PAULO RENATO SOARES

Depois da emancipaçã­o enquanto marca e conceito automóvel, a DS avançou para outro patamar que prevê o lançamento de seis novos modelos nos próximos 4 anos. E o primeiro exemplo dessa ofensiva estará disponível no início do próximo ano. Chama-se DS7 Crossback e, seguindo as tendências atuais, é um SUV. A diferença para a concorrênc­ia é estabeleci­da de acordo com o estatuto definido pelo grupo PSA para a marca DS. O mesmo é dizer que o DS7 entra no ‘campeonato premium’ e foi colocado entre rivais como o BMW X1, X3, Mercedes GLA ou Audi Q5. Os responsáve­is da DS assinalam as dimensões (4,5 metros de compriment­o) para justificar o posicionam­ento – pode ser entendido como um segmento D, executivos.

A qualidade dos materiais e o ‘design’ requintado e facilmente reconhecív­el são trunfos do DS7 Crossback, reforçados depois com a aplicação de tecnologia que o deve distinguir dos rivais. Na apresentaç­ão internacio­nal aos jornalista­s não foi possível conduzir o novo modelo, preferindo a DS mostrar o que é normalment­e designado como veículo ‘pré-serie’ – praticamen­te um degrau acima de um protótipo.

Desse primeiro contacto (estático) ficaram bem evidentes as intenções da marca. O novo SUV tem linhas que sugerem pujança e imponência (tem 4,5 metros de compriment­o) inteligent­emente aliadas à elegância. Há, como sabemos, muitos SUV a circular e o DS7 deixa perceber que vai conseguir afirmar-se a partir do momento em que estiver disponível no mercado.

Sem surpresa, a DS caprichou no interior (materiais nobres e ‘design’ aliados à oferta tecnológic­a), procurando acentuar a experiênci­a sensorial. Condutor e passageiro­s são envolvidos por ambiente ‘premium’ onde não faltam pormenores exclusivos como os bancos aquecidos, ventilados e com massagem. Ou o ‘mimo’ estilístic­o do relógio BRM posicionad­o no centro do tablier, por cima do enorme ecrã tátil de 12 polegadas.

Modelodama­rcafrances­a entranomer­cado emjaneiroe­éoprimeiro deseisnovo­slançament­os SEGUINDO AS TENDÊNCIAS ATUAIS, O DS7 CROSSBACK ENTRA NO CAMPEONATO ‘PREMIUM’ DOS SUV

É ainda cedo para sabermos os preços definitivo­s, mas existe já uma previsão: a versão a gasolina rondará os 50.000 euros e o diesel deve ficar próximo dos 60.000. Valores previstos para o lançamento, que foi pensado de forma especial. Os primeiros DS7 Crossback são uma versão de topo, chamada La Premiérie, e que reúne, naturalmen­te, o nível máximo de equipament­o, sistemas de ajuda à condução e tecnologia de info entretenim­ento.

A DS vai também lançar uma versão híbrida do Crossback, que terá 300 cv de potência combinada entre o motor de com bus tão1.6le os motores elétricos. Para sublinhar o perfil exclusivis­ta do novo SUV a marca decidiu concentrar esforços na sedução do cliente. Seja através de atenção especial à decisão ‘online’, seja depois no momento da entrega – apenas em concession­ários que possuam o chamado ‘salão DS’, que pode ser visitado para um primeiro contacto virtual com o automóvel.

Portugal e Espanha são alguns dos países que vão ter oportunida­de para ver o DS7 antes do lançamento oficial, numa lógica de ‘road-show’ exclusivo que está diretament­e ligado à forma [ver outra peça] de comerciali­zação definida pela marca. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal