Record (Portugal)

SONHO FOI ADIADO

- ANTÓNIO MANUEL FERNANDES

Portugal ficou na quinta posição do Europeu por equipas, a 20,5 pontos da subida à Superliga

Portugal terminou a sua participaç­ão no Campeonato da Europa de equipas na quinta posição, somando 285 pontos, a sua segunda melhor pontuação de sempre na 1ª Liga, apenas superados pelos 296,5 pontos conquistad­os em 2010 em Budapeste, altura em que a Seleção Nacional subiu à Superliga.

Esta edição de 2017, que decorreu em Vaasa, na Finlândia, teve algumas surpresas positivas, mas também mostrou claramente que os nossos pontos fracos não deixam margem de manobra para melhores desempenho­s. A diferença de temperatur­as sentidas pelos atletas – em Portugal acima dos 35 graus, em contraste com o que aconteceu na Finlândia, na casa dos 12 graus – deixou alguns debilitado­s, e houve quem se adaptasse melhor a essas condições. Portugal ficou a 20,5 pontos da subida, conseguida por Suécia, Finlândia e Suíça. A Turquia, quarta, ficou a 17 pontos.

Mas houve vários pontos altos e um, especialme­nte por ser pouco esperado, acabou por ser o mais intenso. Foi na prova de 3.000 metros, em que Hélio Gomes se impôs ao campeão europeu de corta-mato, o turco (exqueniano) Ari Kaya. “Nesta semana vi quase todas as corridas do Kaya desde que é turco. Também revi a prova em que me derrotou no ano passado. Observei tudo. Vi que ele arranca muito forte, mas tem fortes quebras no fim. Ora eu estou num bom momento de forma e tenho bases de velocidade para aguentar ritmos e, no final, tentar vencer. Foi o que sucedeu”, explicou Hélio Gomes, em entrevista ao site da FPA, dando também conta de ter corrido “com uma força interior muito grande”. “Passei esta semana toda a pensar nisso e esta minha corrida, toda ela, e especialme­nte o triunfo, é dedicada à freguesia de Góis”, sublinhou. * RESULTADOS

HÉLIO GOMES VENCEU OS 3.000 METROS E DEDICOU O TRIUNFO À FREGUESIA DE GÓIS, FUSTIGADA PELOS INCÊNDIOS

 ??  ?? VITÓRIA. Hélio Gomes ganhou a prova dos 3.000 metros na Finlândia
VITÓRIA. Hélio Gomes ganhou a prova dos 3.000 metros na Finlândia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal