Record (Portugal)

A bela lição de Santos

- Jorge Barbosa Editor chefe

Goste- se ou não da forma como põe a Seleção Nacional a jogar à bola, discutam-se critérios ou opções, avaliem-se métodos ou estratégia­s de jogo, há uma certeza que fica quando se avalia o comportame­nto profission­al de Fernando Santos: é um homem de caráter, disciplina­dor embora tolerante, comprometi­do com as suas ideias, e que coloca o resultado acima do que quer que seja. Jogar bonito ou feio não é a sua preocupaçã­o, o que lhe interessa é ganhar, ganhar hoje e ganhar amanhã; enfim, Fernando Santos foi contratado para conquistar títulos, e até agora está a dar-se bem com esse seu compromiss­o.

É verdade que os bons resultados têm reforçado o seu estatuto, para já intocá-

AO SELECIONAD­OR SÓ INTERESSA GANHAR. ENTENDER ISSO É O QUE TEM FALTADO A RUI JORGE NOS SUB-21

vel. Como sempre se diz, um treinador não é nada sem a estima, o respeito e a consideraç­ão dos seus jogadores, e é aqui que ele sustenta o seu maior trunfo – Fernando Santos consegue que todos estejam comprometi­dos com o seu projeto e recetivos às suas ideias. A começar por Ronaldo, que, hoje em dia, é um dos seus maiores fãs, bastando para tal ouvir o que o capitão da Seleção nos tem dito. E se o melhor jogador do Mundo diz que ele é bom, temos de acreditar nele. Adiante.

O que deve ficar registado é que o mérito de Santos à frente da Seleção é inquestion­ável, jogue-se melhor ou pior; afinal, que importa jogar bonito ou feio se a beleza no futebol está no resultado?! Rendo-me, pois, e digo que o futebol de Fernando Santos tem sido do mais belo que tenho visto. E será por aqui que Rui Jorge deverá começar a aprender o que, por enquanto, lhe tem faltado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal