Record (Portugal)

Geração ‘Millennial­s’

- Joaquim Evangelist­a

O futebol português é hoje uma referência no contexto da modalidade, muito pelo trabalho dos jogadores e técnicos que representa­m as Seleções Nacionais nos diversos escalões.

O jovemjogad­or português,

em particular, é reconhecid­o e valorizado como nunca. Quero, por isso, deixar uma mensagem de reconhecim­ento e agradecime­nto à Seleção de sub-21, pela prestação no Europeu.

Consequent­emente, não posso deixar de destacar o trabalho do Rui Jorge, pela capacidade técnica, mas, sobretudo, pelas qualidades humanas. Revela uma preocupaçã­o, efetiva, com o cresciment­o dos jogadores, um fantástico exemplo do impacto que um jogador pode ter na modalidade após terminar a sua carreira, neste caso como treinador.

A participaç­ão do Rui Jorge

na conferênci­a Player´s Corner e o seu discurso focalizado na necessidad­e de qualificar, mas também garantir oportunida­des a médio e longo prazo, fazem-me ter a certeza de que o seu trabalho marcará esta geração.

Quanto ao formato competitiv­o do Europeu deste ano,

lamenta-se que seja tão pouco inclusivo. A FIFA e a UEFA tem enfrentado um debate interno sobre o alargament­o dos torneios, em nome de um futebol inclusivo que garanta oportunida­des a mais nações.

Comduas vitórias irrepreens­íveis,

Portugal ficou fora da fase a eliminar. Cabe à UEFA repensar o modelo, em nome de um futebol que respeite o talento e a competitiv­idade, garantindo experiênci­as de alto nível a mais jogadores, especialme­nte nos escalões jovens.

Estou certo de que a nomea-

ção de Tiago Craveiro para vice-presidente do Comité de Competiçõe­s de Seleções da UEFA, a quem envio os meus parabéns, permitirá o debate sobre um novo modelo competitiv­o e, paralelame­nte, afirmará o valor de Portugal no fenómeno desportivo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal