Record (Portugal)

VENHA MAIS UMA

FERNANDO SANTOS CONFIANTE “Com estes jogadores vou até ao fim do Mundo”

-

“SÓ VOLTAR NO DIA 3? ISSO JÁ É VERDADE. SÓ VOU NO DIA 3, MAS ESPERO REGRESSAR FELIZ”

Tranquilo, com a serenidade que lhe é habitual, respeitand­o o Chile, o último obstáculo antes da final, mas com muita ambição. É assim que Fernando Santos encara o embate de hoje, em Kazan, mostrando-se confiante por liderar um grupo de… lusitanos. “Sempre tive uma confiança inabalável na equipa. Com estes vou até ao fim do Mundo! O mais importante desta Seleção é o ‘nós’, a união, há toda uma equipa vinculada a esse espírito. O Chile tem jogadores de grande qualidade e dinâmica, são fisicament­e muito fortes, mas a nossa história, como povo, deixa-nos equilibrad­os. Nós descendemo­s do sangue lusitano, de grandes guerreiros, com uma capacidade muito grande de luta e respeito pelo nosso povo. Aí estamos equilibrad­os. Conhecemos coisas positivas deles e, como todos, também têm pontos negativos. Não sendo uma equipa que se destaque em termos de altura, ao contrário de outras, a do Chile tem grande capacidade de impulsão e são fortes a atacar a bola. Analisámos os aspetos onde poderá haverá maior possibilid­ade de criar dificuldad­es ao Chile”, revela.

O técnico quis, depois, explicar a filosofia da Seleção Nacional: “Nunca achamos que somos os melhores do Mundo, mas não te- mos medo de jogar contra os que se acham melhores.” Quanto ao facto de a Taça das Confederaç­ões ser uma prova com muita tradição na América do Sul (em 9 edições só por três vezes ganharam seleções europeias – Dinamarca e França, duas vezes), Fernando Santos diz que Portugal está preparado. “Eu sempre disse que havia um favorito que é a Alemanha, campeã do Mundo, e depois há três candidatos: Chile, México e Portugal. Raramente uma equipa europeia ganha esta competição. O nosso adversário tem esse desejo, mas nós também. Estamos aqui para representa­r bem Portu- gal e a Europa. Queremos é estar domingo em São Petersburg­o”, acentuou.

“Só voltar dia 3? Isso já é verdade. Só vou no dia 3, mas espero regressar feliz, esse é o meu desejo. Contudo, só estou a pensar no jogo com o Chile. Não penso em mais nada”, referiu ainda Santos. Quanto ao facto de Portugal dispor de mais 24 horas de descanso que o Chile, que jogou um dia depois frente à Austrália, Fernando Santos desmistifi­cou. “É a questão mental que permite ultrapassa­r esse cansaço. Estar numa meia-final faz com que esse cansaço passe para segundo plano. O que conta, neste momento é o coração, a paixão e a cabeça”, concluiu o selecionad­or. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal