Record (Portugal)

Um problema para dois

- Sérgio Krithinas

temporada 2017/18 ainda nem começou mas na cabeça dos três grandes deve já estar a temporada seguinte, de 2018/19. Porque será a primeira desde 2011/12 em que só o campeão da Liga portuguesa terá garantida a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Tal significar­á um avanço de muitos milhões de euros em relação à concorrênc­ia.

O segundo classifica­do do campeonato que vai começar dentro de pouco mais de um mês terá de jogar duas pré-eliminatór­ias em 2018/19 (o que implicará iniciar a temporada mais cedo, com as consequênc­ias que isso também tem a nível desportivo). O terceiro terá de contentar-se com a Liga Europa, a prova dos ‘po-

SÓ O CAMPEÃO TERÁ CHAMPIONS SEGURA EM 2018/19. POR ISSO, NÃO VENCER TERÁ CONSEQUÊNC­IAS

bres’. Isto quer dizer que, em termos práticos, não vencer o próximo campeonato irá representa­r um problema (resolúvel) para um clube e um grande problema (irresolúve­l) para outro.

Os títulos são, obviamente, importante­s para todos os clubes, mas a verdade é que, nas últimas seis temporadas, verdadeira­mente importante era garantir os milhões da UEFA (no mínimo, 12,7, mas que facilmente chegavam ao dobro deste valor) que de outra forma não entrariam nos cofres do clube. É esse dinheiro que permite comprar novos craques e, por outro lado, não vender todos. E quem entra nesse ciclo, de fazer desta receita ‘ordinária’ ano após ano, habitua-se.

O futebol português, fruto das boas classifica­ções no ranking UEFA, andou a viver nos últimos anos acima do que realmente vale. Este ajustament­o à realidade poderá ser traumático.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal