Record (Portugal)

Para além da raça

-

Portugal disputa hoje a oitava meia-final da história. É mais um momento brilhante que nos pode conduzir à terceira final e à glória de uma segunda conquista, depois do título europeu ganho em Paris há quase um ano. Até parece estranho um punhado de heróis estar de novo a elevar tão alto o nome do nosso país, enquanto por cá parece que se faz tudo para o puxar para baixo.

ASeleção vai jogar com o bicampeão sul- americano e a alma chilena tem merecido os maiores elogios. O ‘expert’ de Record, Rui Malheiro, salienta essa caracterís­tica no perfil dos chilenos e, neste jornal, fala mesmo na fúria de uma geração de ouro. Sim, convém não esquecer que este Chile não é só raça. Tem muita qualidade e por isso chegou onde chegou.

O espírito guerreiro do Chile foi também relevado por Fernando Santos, que logo sublinhou que nesse particular os nossos jogadores não ficam a dever nada aos adversário­s. Santos chamou-lhe raça lusitana – e da mais pura – para contestar eventual vantagem dos chilenos. Fez bem o selecionad­or, mas fará mal a Seleção se levar o jogo para esse patamar, depreciand­o aquilo em que é melhor do que o rival: a organizaçã­o defensiva, a versatilid­ade ofensiva, a harmonia coletiva, o talento individual. E mais do que a raça, é bom que CR7 continue em graça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal