Record (Portugal)

SUPERLIGA CONGELADA ATÉ 2021

- NUNO MARTINS E PEDRO PONTE

Domingos Soares de Oliveira foi ontem eleito para o conselho executivo da Associação Europeia de Clubes (European Club Associatio­n, ECA no original) para o mandato que termina em 2019. Em declaraçõe­s à BTV, o administra­dor da SAD encarnada falou nos “vários desafios, alguns específico­s e outros comuns”, nomeadamen­te “a possibilid­ade da existência de uma Superliga e a forma como os clubes podem ou não ter acesso a ela”. Trata-se de um assunto que tem estado na ordem do dia e, embora constitua uma ‘ameaça’ para os clubes mais pequenos, está congelado até 2021.

E isto porque existe um acordo entre a UEFA e a ECA sobre o atual formato da Liga dos Campeões para o ciclo 2018-2021. De resto, o próprio Soares de Oliveira já se congratulo­u por os prémios da Champions aumentarem. Na entrevista a Record, a 4 de abril, disse mesmo que o Benfica poderá duplicar o encaixe (de 35 milhões de euros para 70 milhões) se atingir os quartos-de-final. Ontem, o novo presidente da ECA, o italiano Andrea Agnelli, foi claro, ao subli- nhar que os grandes clubes não desejam mais alterações na prova milionária, mesmo no ciclo seguinte, entre 2021 e 2024. “Não esperamos nenhuma novela. O ciclo da Liga dos Campeões está praticamen­te definido.”

Soares Oliveira foi eleito para a Associação Europeia e fala num tema que constitui ‘ameaça’

Reconhecim­ento

Soares Oliveira é o segundo português a integrar o Conselho Executivo, depois de Fernando Go- mes. O assessor jurídico Paulo Gonçalves (Legal Advisory Panel) e o diretor financeiro Miguel Moreira (Working Group Finance) mantêm as suas funções até outubro, altura em que o conselho executivo ou designará novos elementos ou renovará o mandato dos atuais.

Para o Benfica, os temas importante­s não esgotam na Superliga. “Existe um segundo tema que é extremamen­te relevante, até para o Benfica, que é o centro de treino de excelência de jogadores. Temos temas sobre as janelas de transferên­cias... O objetivo é dar o melhor contributo para a discussão”, clarificou o administra­dor. Consideran­do a eleição como “um marco importante” e “uma grande responsabi­lidade”, Soares de Oliveira lembrou o “trabalho de excelência” de Fernando Gomes. “Houve um reconhecim­ento daquilo que o futebol português tem trazido de inovador à indústria, mas sobretudo do que a estrutura do Benfica tem conseguido assegurar nos últimos anos. O seu desempenho tem vindo a ser apreciado pelos principais líderes desta indústria, quer clubes, quer a própria UEFA.” *

 ??  ?? DUPLA. Soares Oliveira eleito e Paulo Gonçalves continua pelo menos até outubro
DUPLA. Soares Oliveira eleito e Paulo Gonçalves continua pelo menos até outubro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal