Record (Portugal)

ACÓRDÃO SUBLINHA ILICITUDE DE VIEIRA

Conselho de Disciplina refere que foi manchada reputação de Bruno de Carvalho

- NUNO MARTINS

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol considera que Luís Filipe Vieira manchou a reputação de Bruno de Carvalho, quando no final do dérbi de Alvalade, a 22 de abril passado, usou os termos “demagogo, populista e mentiroso compulsivo”.

No acórdão ontem divulgado, que condena, por unanimidad­e, o presidente do Benfica a suspensão de 67 dias e pagamento de 3.902 euros de multa, o órgão federativo conclui que “qualquer pessoa mediana e minimament­e atenta ao fenómeno futebolíst­ico, extrai das declaraçõe­s do arguido que o presidente do Sporting, apesar de nunca ter sido diretament­e citado, é o visado principal das suas afirmações”. “Fazendo uma comparação com o mandato de Vale e Azevedo, as declaraçõe­s do arguido não se limitam a informar ou serenar os benfiquist­as que não iria ter qualquer atitude demagoga, populista ou mentirosa, mas antes lançar um labéu sobre o presidente da Sporting SAD, que no exercício das suas funções assume iguais atitudes demagogas, populistas e mentirosas. E por isso é que o arguido remata com ‘e isso um dia vão-me dar ra- zão’”, pode ainda ler-se. O processo disciplina­r foi instaurado após participaç­ão do Sporting.

Informaçõe­s gravosas

Para o órgão liderado por José Manuel Meirim ficou claro que Vieira, de 68 anos, cometeu uma ilicitude. “É nossa convicção que o arguido (...) estava a afetar não só a honra daquele [Bruno de Carvalho], mas também a difundir informaçõe­s gravosas para o interesse público e privado da preservaçã­o das competiçõe­s profission­ais de futebol, pondo assim em causa a estabilida­de da própria competição.”

O CD conclui referindo que o líder das águias “atuou com vontade livre e determinad­a, consciente da ilicitude da sua conduta”. O Benfica, recorde-se, já anunciou recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto. *

É CONVICÇÃO DE MEIRIM E SEUS PARES QUE O LÍDER DAS ÁGUIAS COLOCOU EM CAUSA ESTABILIDA­DE DA LIGA

 ??  ?? SUSPENSO. CD justificou castigo ao presidente do Benfica
SUSPENSO. CD justificou castigo ao presidente do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal