Record (Portugal)

EXEMPLO INGLÊS

- RUI SOUSA

Decisão de fechar o período de transferên­cias mais cedo foi bem recebida

A ideia é comum à grande maioria dos treinadore­s e Sérgio Conceição fez questão de a vincar, agora que os clubes da Premier League decidiram que o mercado de transferên­cias passe a fechar antes do início do campeonato. Um exemplo a ser seguido por toda a Europa. “É uma excelente medida. Ainda agora estive no Fórum da UEFA com grandíssim­os treinadore­s e a opinião foi unânime, não havia um que dissesse o contrário. O mercado fechar mais cedo é uma vantagem para toda a gente”, referiu o técnico dos dragões, explicando que no contexto atual existe o “risco de estar a trabalhar com jogadores que fazem a diferença na dinâmica de jogo durante três semanas ou um mês e depois vêlos sair”.

Sérgio Conceição deu até o exemplo do que acontece no FC Porto para explicar essa dinâmica: “Se jogar com o Marega e o Aboubakar é diferente de jogar com o Soares e o Aboubakar, se jogar com o Otávio e o Aboubakar também é diferente, mesmo naquilo que é a nossa dinâmica sem bola. Não estou a falar apenas com bola, o nosso momento de pressão é definido também dependendo das carac- terísticas dos avançados que jogam, tudo é importante naquilo que é o jogo, todos os pormenores”, lembrou o técnico, reforçando a ideia de que é inglório “trabalhar várias semanas com os jogadores e depois com o campeonato a decorrer ficar sem eles, condiciona­ndo a dinâmica de jogo da equipa. Não é bom para ninguém”.

Um tema que já é discutido há muitos anos, inclusive no Fórum de Treinadore­s da UEFA, mas que tarda em ter efeitos práticos. Sérgio Conceição desconfia de interesses, mas prefere não se alongar em comentário­s. “É preciso fazer alguma coisa, falámos disso, mas se é um problema porquê continuar? Há variadíssi­mos interesses aí pelo meio, penso eu, se não já se tinha alterado...”, considerou, acrescenta­ndo que todos os treinadore­s defendem a medida inglesa. *

A PERDA DE JOGADORES PODE INFLUENCIA­R A DINÂMICA DE JOGO TRABALHADA DURANTE A PRÉ-ÉPOCA E O INÍCIO DA LIGA

 ??  ?? COBIÇADO. Danilo Pereira esteve em ‘perigo’ até 31 de agosto
COBIÇADO. Danilo Pereira esteve em ‘perigo’ até 31 de agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal