Record (Portugal)

“Benfica atual é o que Jesus lá deixou”

-

Sabemos que considera Jorge Jesus como irmão. Como pessoa próxima do técnico do Sporting, o que pode dizer dele?

P – É um grande burro mas é o maior (risos). Eu explico para não haver más interpreta­ções. O Jesus é um génio, subiu a pulso, focouse num objetivo e é um dos melhores no objetivo em que se focou. Ele atingiu um estatuto e um patamar económico em que não tem de se preocupar com o que diz nem quando diz, e muito menos com a opinião das pessoas. Ele é um bocadinho autista e faz muito bem em sê-lo em relação a determinad­as coisas porque só assim é possível andar no futebol ao nível que ele anda. O trabalho do Jorge fala por ele e há algo que o tempo não apaga. Se calhar não parece bem ao Jorge dizer que o Benfica joga no sistema que ele deixou e que está tudo montado. Ele não devia dizer isso mas eu digo como adepto do futebol: o Benfica atual é exatamente o que Jorge Jesus lá deixou. Toda a forma de funcionar da equipa passa pelo Luisão e isto sem tirar qualquer mérito ao atual treinador do Benfica que o tem e muito. Este não era o sistema de jogo durante todo o percurso de carreira do atual treinador do Benfica. Aproveitou o que estava bem feito. Penso que isso não é depreciati­vo, mas o mérito tem de ser dado ao Jorge Jesus. Como é que começou esta amizade?

P – Voltemos a 1978. Havia um miúdo no Sporting que era muito maluco, que achava que ia ser um grande guarda-redes e tinha vindo de África e ninguém queria mas era preci- so emprestar. O Jorge Jesus foi do Belenenses para o Riopele emprestado pelo Sporting e disse que havia um miúdo no Sporting que era um grande guarda-redes. Eu fui 10 jogos suplente não utilizado no Riopele e comecei a jogar com 18 anos. Foi aí que conheci o Jorge Jesus. Fomos estando muitas vezes juntos, as nossas famílias convivem. O Jorge é da minha família. Eu sou do outro tempo que ninguém sabia quem era o Jorge Jesus treinador (risos).

Jáchegou adizerque tinhapena pelo facto de o mundo do futebol não conhecer o verdadeiro Jorge Jesus. Ainda pensa o mesmo?

P – Segundo sei, em nome individual, o Jorge Jesus é a pessoa que mais impostos paga em Portugal. Tomara nós ter 10 ou 20 mil assim a pagar impostos. Se calhar há gente que ganha muito mais do que ele mas não paga tanto. Isso devia ser um motivo de orgulho e respeito para as pessoas do futebol, mas não é. É de inveja e despeito. A verdade é que o Jorge é um coração nobre, um amigo do amigo. Dei-lhe a minha opinião e disse-lhe que ele não percebia nada de guarda-redes, mas agora já não digo (risos). Oiçoo muito mais do que falo. *

“JORGE JESUS ATINGIU UM PATAMAR ECONÓMICO EM QUE NÃO TEM DE SE PREOCUPAR COM O QUE DIZ NEM QUANDO DIZ”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal