Record (Portugal)

VASCO SANTOS JÁ FICOU FORA 3 JOGOS

- A.M.

Depois do caso Eliseu, o árbitro do Porto ‘perdeu’ três hipóteses de ser nomeado pelo CA

O árbitro Vasco Santos não foi nomeado para qualquer jogo das jornadas da 1ª e 2ª ligas deste fim de semana a exemplo, aliás, do que sucedeu nas duas oportunida­des anteriores que teve para ser escolhido pelo Conselho de Arbitragem. Isto é, depois do caso Eliseu, o árbitro não voltou a fazer parte das escolhas do CA.

No início da época, Vasco Santos não podia arbitrar qualquer jogo pois não cumpriu os testes físicos. Inabilitad­o para a competição no terreno, não ficou, porém, impedido de ser vídeo-árbitro, reunindo as restantes condições para desempenha­r a função. Até à 4ª jornada, podia (e foi) nomeado para VAR.

O árbitro portuense foi aprovado nos testes físicos que realizou na semana passada, pelo que já podia ser nomeado também como árbitro para esta jornada. No entanto, o Conselho de Arbitragem manteve-o fora das op- ções, subindo assim para três o número de nomeações que Vasco Santos já perdeu.

Impacto naavaliaçã­o

Como se sabe, quem desempenha a função de VAR também é avaliado e, de acordo com declaração pública do CA, Vasco Santos co-

meteu um erro de análise no caso do lance que envolveu Eliseu e Diogo Viana no Benfica-Belenenses. Inevitavel­mente, essa avaliação terá impacto na classifica­ção final da temporada. O CA não publicita as medidas com que faz a gestão do grupo de árbitros, designadam­ente aquelas que os penalizam pois, como é natural, não vai acentuar a carga negativa que por norma já se abate sobre o árbitro que está em situação mais delicada. Recorde-se que a casa de Vasco Santos foi alvo de atos de vandalismo. *

 ??  ?? Santos com problemas
Santos com problemas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal