Record (Portugal)

DAVID GOFFIN REI DO... ‘VÍDEO-ÁRBITRO’

- JOSÉ MORGADO Atribuídas por Alexandre Carvalho

O vídeo-árbitro é um dos temas do momento no futebol português, mas no ténis está longe de ser uma novidade. Implementa­do em 2009 nos principais torneios do circuito mundial, o ‘olho de falcão’ tem resolvido boa parte dos problemas de arbitragem da modalidade e ajudado a prova que os árbitros são... muito melhores do que aquilo que os jogadores inicialmen­te pensam.

Ora, o ATP World Tour revelou os 25 jogadores que desde 2009 melhor percentage­m de aproveitam­ento têm quando apelam para o sistema eletrónico de arbitragem e os resultados são desastroso­s, para os jogadores.

Mais de 95 por cento dos tenistas que já tiveram a oportunida­de de utilizar o ‘olho de falcão’ ao longo das suas carreiras nos últimos oito anos têm uma percentage­m de acerto abaixo dos 3 por cento, lote no qual está incluído o britânico Andy Murray, número dois mundial, que até é um dos maiores fãs deste sistema e da tecnologia em prol do desporto. Entre os outros membros do Big Four, o sérvio Novak Djokovic é o mais certeiro (38%), seguido do suíço Roger Federer (35%) e do espanhol Rafa Nadal (32%) Acima de 40% há apena s três jogadores: o belga David Goffin, o ‘Rei’ do vídeo-árbitro, com 44% (55 challenges corretos em 125 tentatos), logo seguido pelo francês Julien Benneteau (42% - 69 em 164) e por Yen-Hsun Lu, do Taipé, (41,7% - 50 em 120). LATA:

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal