Record (Portugal)

A lição de Cabo Verde

- INEGOCIÁVE­L DE GANHAR Susana Torres mental coach

Faltavam poucos minutos para entrarem em campo. Um silêncio estranho sentia-se no balneário, os jogadores estavam calmos. Dirigi-me ao treinador, disselhe que estava muito sério, ele respondeu que estava concentrad­o, olhei para ele e disse: “Fica descansado, eles estão preparados, vamos ganhar!” O Lúcio deu-me um abraço e entrou em campo.

Diasantesd­eviajarpar­aa Áfricado Sulcomente­icom algumas pessoas que iatrabalha­rcom aseleção de Cabo Verde nasuacamin­hadapara o Mundial’2018. Os comentário­s foram semelhante­s... “Susana,tens anoção que Cabo Verde é umaseleção que está longe do topo,não tens?” A minharespo­stafoiclar­a: entre teros melhores jogadores ou teraqueles que possuem umavontade inegociáve­lde ganhar,eu prefiro os segundos. Aminhamiss­ão é garantirqu­e esta vontade inegociáve­lde ganharestá­lá. Pois não hátalento que resistaaum­a equipafoca­daque entracom umaúnica‘mente’ dentro de campo.

Perguntara­m-me qual o segredo do sucesso. Está na grandeza destes jogadores e no seu fantástico treinador, numa equipa que transpira valores fortíssimo­s, que demonstra uma grande paixão, que leva para dentro de campo a responsabi­lidade de representa­r o seu povo, onde existe confiança máxima en- tre todos, uma grande entreajuda e um grande respeito para com o seu treinador, uma equipa que tem um único objetivo: mostrar tudo isto em campo e vencer!

Eisalgunsa­spetosimpo­rtantes a serem trabalhado­s quando queremos levar uma equipa a alcançar grandes conquistas: IDENTIDADE – Quem somos e de que forma o sentimos?; VALORES – Quais são e de que forma os vamos viver em campo?; INTENÇÃO –O que queremos?; ESTRATÉGIA –Como

PREFIRO SEMPRE JOGADORES QUE TÊM UMAVONTADE

lá chegamos? PLANO –De que forma colocamos a estratégia em prática? COMPORTAME­NTOS –Como fazemos aquilo que nos propomos fazer? CONTEXTO – Como lidamos com os diferentes momentos do jogo? RESULTADOS –Qual é especifica­mente o resultado que cumpre a nossa intenção?

Osucessode­CaboVerde nãoestáape­nasnaquilo quecadaele­mentoconse­gueFAZER,mastambém naquiloque­todosjunto­s conseguemS­ERdentro decampo.Háumaseman­aestavamem últimonogr­upo dequalific­ação paraoMundi­al’2018, hojeestão emprimeiro! Parabéns,Cabo Verde!

 ??  ?? SURPRESA. Vitória na África do Sul foi muito festejada
SURPRESA. Vitória na África do Sul foi muito festejada
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal