Record (Portugal)

MÁRQUEZ GELA TIFFOSI E REGRESSA AO TOPO

Campeão do Mundo triunfa em São Marino entre assobios ao hino e aplausos às suas quedas

- JOSÉ MORGADO

Marc Márquez mostrou ontem uma vez mais a razão pela qual é um verdadeiro fora de série e venceu o Grande Prémio de São Marino, nas (muito) adversas condições do circuito de Misano, para regressar à liderança do Mundial de MotoGP, que havia perdido na última corrida, em Silverston­e, quando foi traído pelo motor da sua Honda. O catalão de 24 anos, cinco vezes campeão do Mundo – três das quais na classe rainha –, triunfou nas chuvosas e frias condições de Misano, com uma ultrapassa­gem decisiva à entrada para a última volta, depois de andar quase toda a corrida em segundo lugar, a pressionar o italiano Danilo Petrucci, cuja Ducati liderou a corrida desde o momento em que o espanhol Jorge Lorenzo caiu. Andrea Dovizioso foi terceiro e conseguiu minimizar as perdas para Márquez, que assim é líder, mas em igualdade pontual com o transalpin­o de 31 anos.

No final... mais do mesmo. Os tiffosi italianos assobiaram Marc Márquez, apuparam o hino espanhol e gritaram pelo ausente... Valentino Rossi, que ficou a ver a corrida em casa, com uma fratura na perna direita. Tudo isto na ressaca de um fim de semana em que os milhares de adeptos italianos presentes em São Marino aplaudiram efusivamen­te cada uma das três quedas de Márquez, nos treinos, na qualificaç­ão e ontem, horas antes da corrida, no ‘warm up’.

“Estou habituado a lidar com os assobios, ainda mais aqui em Itália, mas é bastante desagradáv­el. Sinto-me muito mal quando aplaudem uma queda minha, porque é a vida dos pilotos que está em risco naquelas situações. Espero que nunca um fã meu faça algo parecido com outro piloto, porque não é para isso que os adeptos vão às pistas”, disparou o catalão após a corrida.

Márquez celebrou ainda o triunfo em São Marino. “Tinha de tentar a vitória porque cinco pontos podem fazer a diferença no Mundial. Se falhasse tinha um pé fora do Mundial, mas tinha de tentar. Estou muito feliz.” *

 ??  ?? FELIZ. Espanhol foi vaiado mas sorriu no final com mais uma vitória no Mundial
FELIZ. Espanhol foi vaiado mas sorriu no final com mais uma vitória no Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal