Record (Portugal)

A vertigem das águias negras

-

Bicampeão turco sob o comando de Senol Günes, o Besiktas tem vindo a impor-se aos arquirriva­is Galatasara­y e Fenerbahçe. Contudo, tem sentido amplas arduidades quando transita para a Liga dos Campeões, já que o ideário de elevada vocação ofensiva perfilhado pelo seu treinador desfralda as fragilidad­es no processo defensivo. No momento de organizaçã­o, ao concederem espaços para que os adversário­s explorem o ataque às entrelinha­s no corredor central e os remates de fora da área, mas sobretudo em transição, já que a equipa, ao partir-se em duas com extrema facilidade, desequilib­ra-se, demonstran­do também problemas na definição da última linha – bastante adiantada –, um convite para o rival explorar as suas costas, principalm­ente no espaço entre defesas-centrais e laterais. Por isso, na abordagem ao mercado, Günes preocupou-se em contratar um novo patrão para o sector defensivo: chegou Pepe.

Poder . Capaz de alternar acometimen­tos pelo corredor central, apostando na posse e na progressão através de passes curtos e médios, com investi- das contundent­es pelos corredores laterais, muitas vezes lançadas por um dos centrais, onde buscam a criativida­de dos extremos e as investidas ofensivas dos laterais, o Besiktas vive muito do seu jogo exterior, de onde saem vários cruzamento­s para a área, onde costumam aparecer três ou quatro jogadores . A saída de Aboubakar constituiu uma baixa de peso, que Günes procurou compensar com a aquisição de Negredo, mas para já Cenk Tosun tem ganho o lugar de referência ofensiva. Além disso, as águias são uma equipa capaz de ser contundent­e na exploração de contra-ataques e ataques rápidos. As bolas paradas são também um ótimo desbloquea­dor para os turcos.

PERFIL OFENSIVO DO BESIKTAS DE SENOL GÜNES NÃO TEM SIDO EFICAZ NA CHAMPIONS

Dúvida. A saída de Beck, acompanhad­a pela lesão de Gökhan Gönül, abriu uma crise na lateral direita do Besiktas. O brasileiro Adriano, habitualme­nte utilizado à esquerda, regressa de lesão, mas deve ser o titular no Dragão. Se não estiver totalmente recuperado, Senol Günes terá de adaptar um médio-centro ao papel de lateral: Necip Uysal, titular na posição ante o Karabükspo­r, ou Hutchinson, o que obrigaria a mexer na zona central do meio-campo. *

 ??  ?? Quaresma é o génio do Besiktas
Quaresma é o génio do Besiktas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal