Record (Portugal)

CITY CUSTOU 853 M€

- SÉRGIO KRITHINAS

Pep Guardiola comanda o grupo mais dispendios­o da história do futebol. Ingleses dominam

Fazer a constelaçã­o que está ao serviço de Pep Guardiola no Manchester City custou um total de 853 milhões de euros. O clube inglês, movido a ‘petrolibra­s’ de Abu Dhabi, tem o plantel mais dispendios­o da história do futebol, somando os valores investidos nas contrataçõ­es de todos os futebolist­as que o compõem atualmente. Se não vender ninguém, o City poderá tornar-se no primeiro emblema a superar os mil milhões de euros.

As contas são do Observatór­io do Futebol e mostram uma tendência de cresciment­o de praticamen­te todos os clubes em relação a setembro de 2016. O atual City, por exemplo, custou mais 242 milhões de euros do que o de há um ano, enquanto o Paris Saint-Ger- main, movido a ‘petroeuros’ do Qatar, custou mais 395 milhões de euros, já contabiliz­ando os 180 que serão pagos dentro de um ano por Mbappé.

No top 10, apenas um clube apresenta um custo inferior em relação ao ano passado: precisamen­te o Real Madrid. Tudo porque não gastou muito no último defeso e perdeu alguns futebolist­as que tinham custado dezenas de milhões de euros, como James Rodríguez, Danilo, Fábio Coentrão, Pepe e Morata.

Sem grandes surpresas, o top 10 é dominado por ingleses, com seis equipas. Os 20 emblemas da Premier League gastaram, em acumulado, um total de 5.700 milhões de euros para fazer os respetivos plantéis. *

 ??  ?? Guardiola ‘gere’ milhões
Guardiola ‘gere’ milhões
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal