Record (Portugal)

“Demonstrar a nossa grandeza”

Técnico vincou promessa e reforçou mensagem para não haver dúvidas: “Somos líderes em Portugal e vamos dar resposta forte na Europa”

-

JARDIM ELOGIA SÉRGIO “Deu cunho especial ao FC Porto”

derrota inédita do FC Porto em casa, num arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões, feriu o orgulho da equipa e Sérgio Conceição, a pergunta de Record, assumiu a promessa de uma exibição cabal contra o Monaco. “As melhores equipas do Mundo têm jogos menos conseguido­s. Uma derrota pode sempre acontecer, mas não é isso que coloca em causa a história de um clube como o FC Porto. Fica aqui a promessa: vamos demonstrar a nossa grandeza”, asseverou. Simplifica­ndo o cenário, Conceição, de 42 anos, sublinha a convicção de que o seu conjunto “irá dar continuida­de ao que tem feito em Portugal. No fundo, iremos dar uma outra ideia do nosso valor em relação ao que aconteceu contra o Besiktas. Agora, o FC Porto é intocável e não é um resultado menos positivo que mexe com isso”, disse, reforçando a sua perspetiva: “O nosso espírito está fantástico. Temos grande ambição e determinaç­ão. Vamos encarar um jogo difícil, mas a Liga dos Campeões é sempre complicada para qualquer dos oponentes. Sabemos que vamos ter pela frente um clube orientado por um treinador conhecedor do que é a Champions, e que apesar de ter sofrido algumas perdas não deixou de gastar quase 100 milhões de euros em aquisições para continuar forte. Mas também somos fortes. Somos líderes em Portugal e vamos dar uma resposta forte na Europa também. Trata-se de um jogo e um resultado importante­s para nós”, assumiu. Para esta noite, há indicadore­s fortes de que Sérgio Conceição vai prescindir do 4x4x2, ajustando as peças para um 4x3x3 que dá maior segurança a meio-campo, corrigindo a principal lacuna contra Besiktas. “Se me quer falar de sistemas ou de estratégia­s, não vou dizer nada. Temos uma equipa equilibrad­a e com a defe- sa menos batida em Portugal. Deu-se muito ênfase aos golos sofridos na Liga dos Campeões porque estávamos incólumes no campeonato nessa altura. Somos uma equipa muito perigosa com bola e o número de avançados não está em causa. O equilíbrio tem a ver com o trabalhado e a dinâmica defensiva, independen­temente de ser em 4x4x2, 4x3x3 ou 5x4x1...”

Laboratóri­o vital

Nos últimos jogos, perante Rio Ave e Portimonen­se, o FC Porto quebrou o impasse através de lances de bola parada, nomeadamen­te cantos cobrados por Alex Telles, com Danilo Pereira e Marcano a convertere­m, ajudando os avançados. Sérgio Conceição admite a importânci­a dessa eficácia: “Nestes jogos em que há muito equilíbrio os esquemas táticos, ou seja, as bolas paradas, podem fazer a diferença. Isso e a qualidade individual que possa surgir num ou noutro momento. Esses pormenores fazem parte do jogo e são decisivos e por lhes dedicarmos unidades de treino.” *

“UMA DERROTA PODE SEMPRE ACONTECER E NÃO COLOCA EM CAUSA A HISTÓRIA DO CLUBE”

“APESAR DE TER SOFRIDO ALGUMAS PERDAS, O MONACO NÃO DEIXOU DE GASTAR 100 MILHÕES DE EUROS EM AQUISIÇÕES PARA SER FORTE”

“O EQUILÍBRIO TEM A VER COM A DINÂMICA DEFENSIVA, SEJA EM 4X4X2, 4X3X3 OU... 5X4X1”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal