Record (Portugal)

Salvio aponta ao regresso à equipa

- FILIPE PEDRAS E VALTER MARQUES

RUI VITÓRIA VOLTOU A TESTAR DUPLA EM TREINO Jovem defesa-central deverá recuperar o lugar ao lado de Luisão, em detrimento de Jardel

A pesada derrota em Basileia deixou marcas na Luz e, apesar de as culpas não poderem ser apontadas exclusivam­ente ao sector defensivo, Rui Vitória prepara-se para proceder a alterações no eixo, com Rúben Dias a perfilar-se como titular nos Barreiros. Depois de ter arrancado de início nas duas últimas jornadas da Liga (Paços de Ferreira e Boavista), com a receção ao Sp. Braga (Taça CTT) pelo meio, o jogador de 20 anos acabou por ver na bancada o descalabro da equipa em Basileia. Apesar de ter sido convocado, Rúben Dias foi um dos três preteridos por Rui Vitória, que no caso optou por devolver a titularida­de a Jardel. Agora, e também perante a cinzenta atuação do brasileiro no St. Jakob-Park, o técnico ensaia o retorno do produto da formação às escolhas iniciais, em dupla com Luisão. Isso mesmo já foi devidament­e ensaiado em treino, com a decisão a ser tomada hoje, dia da viagem para a Madeira.

CAMISOLA 66 ESTEVE EM BOM PLANO NA VITÓRIA SOBRE O PAÇOS DE FERREIRA E LIDERA CORRIDA PELO ONZE

Até agora, Rúben Dias cumpriu o dito trio de partidas pela equipa principal, mas já antes havia ajudado Hélder Cristóvão aquando da deslocação dos B ao terreno do Famalicão, em jogo da 3ª jornada da 2ª Liga que fechou com um nulo no marcador. A confirmar-se o retorno do camisola 66 ao onze benfiquist­a, será também marcada a estreia deste em jogos contra o Marítimo e, naturalmen­te, nos Barreiros, palco tradiciona­lmente complicado para o emblema da Luz.

Quatro duplas testadas

Esta época já foram quatro as duplas de centrais lançadas por Vitória. Luisão e Jardel formaram a parceria mais utilizada (em seis dos 11 embates já realizados) e Lisandro López acompanhou o capitão em duas ocasiões (Portimonen­se e CSKA Moscovo). Já Rúben Dias estreou-se ao lado do internacio­nal brasileiro na deslocação ao Bessa, tendo trocado a companhia do ‘girafa’ pela de Jardel na receção ao Sp. Braga, da Taça CTT. Agora, tudo indica que o treinador volte ao plano adotado na vi-   Recuperado de uma entorse no tornozelo direito, contraída no embate com o Boavista, Salvio já foi utilizado por Rui Vitória na última quarta-feira, no compromiss­o com o Basileia (05), na Liga dos Campeões – começou no banco –, e tem boas hipóteses de regressar ao onze no terreno do Marítimo. A verdade é que, estando fisicament­e apto e disponível para dar o contributo à equipa, o internacio­nal argentino, de 27 anos, é uma peça indiscutív­el no xadrez de Rui Vitória, que poucas vezes abdica dele. A entrada de El Toto no lote de titulares, refirase, implicará sempre a saída de um dos alas: Cervi ou Zivkovic. Por Salvio jogar habitualme­nte pelo lado direito do ataque, a lógica diz que seria Zivkovic o ‘sa- crificado’, mas a verdade é que o extremo sérvio já tem sido utilizado à esquerda, com o argentino no corredor oposto, e as exibições dão-lhe mesmo vantagem. Certo é que Salvio já recuperou o ritmo e frente ao Basileia, apesar da fraca exibição do conjunto, mostrou estar preparado para as exigências. Recorde-se que o camisola 18 das águias já sofreu duas lesões em 2017/18 – tendinopat­ia no joelho direito e entorse no tornozelo direito –, tendo falhado três jogos num período total de paragem de 31 dias.

Mais opções

Para as alas, Rui Vitória tem opções de sobra, uma vez que Rafa e Gabriel Barbosa também já cumpriram essas funções esta temporada. No entanto, os números mostram que Salvio, Zivkovic e Cervi são os ‘preferidos’ do técnico no que respeita à posição de extremo. A luta está entregue a três, portanto. *

 ??  ?? Salvio a 100 por cento
Salvio a 100 por cento
 ??  ?? ROTAÇÃO. Rúben Dias já formou dupla com Luisão e Jardel no eixo da defesa
ROTAÇÃO. Rúben Dias já formou dupla com Luisão e Jardel no eixo da defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal