Record (Portugal)

FAZER HISTÓRIA

- DIOGO JESUS

Peru começa esta noite a discutir o acesso a um Mundial onde não marca presença desde... 1982

Nenhum jogador da seleção peruana era ainda nascido quando o seu país disputou pela última vez a fase final de um Mundial: 1982. Trata-se, portanto, da oportunida­de de uma geração, com o Peru a começar esta noite a disputar o playoff interconti­nental de acesso ao Mundial na Nova Zelândia. André Carrillo, extremo emprestado pelo Benfica ao Watford, será uma das setas apontadas à baliza adversária em Wellington.

“Há 36 anos que o meu país não vai a um Mundial, por isso é muito importante. Vai ser um grande jogo. Quer na Nova Zelândia quer no Peru, o ambiente será sempre incrível. É claro que somos favori- tos, mas vamos ter de estar ao nosso melhor nível. Somos uma equipa jovem e acreditamo­s uns nos outros. A nossa geração está a distinguir-se. Há muito tempo que a seleção não vai a um Mundial e estamos entusiasma­dos. Jogar na seleção é sempre especial e queremos fazer história”, analisou o atacante de 26 anos, orientado por Marco Silva na Premier League. Paolo Hurtado (V. Guimarães) também está nas opções. “Vão ser os dois jogos mais importante­s das nossas vidas”, afirmou o jogador de uma seleção orientada por Ricardo Gareca, que não conta hoje com o capitão Paolo Guerrero. O avançado foi suspenso preventiva­mente por 30 dias pela FIFA, após ter acusado positivo num controlo antidoping após o duelo na Argentina. Os advogados de Guerrero têm esperança em suspender a pena, para que o jogador esteja disponível para a 2ª mão do playoff. “Confio que a verdade venha ao de cima. Vamos com tudo, Peru!”, afirmou o capitão.

Hudson apela à crença

Já a Nova Zelândia, que não marca presença num Mundial desde 2010, mostra-se confiante. “O primeiro passo para fazermos história é acreditar. Podemos não ter jogadores tão técnicos mas vamos compensar isso com atitude. Sonho com este momento há três anos. Queremos ir ao Mundial”, atirou o técnico Anthony Hudson. Honduras e Austrália começam também hoje a disputar o outro playoff interconti­nental, na cidade de San Pedro Sula. *

 ??  ?? CONFIANTE. Carrillo treina ao lado de Rodríguez e Farfán na Nova Zelândia
CONFIANTE. Carrillo treina ao lado de Rodríguez e Farfán na Nova Zelândia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal