Record (Portugal)

SOUSA ATÉ FAZ DE APANHA-BOLAS

- NORBERTO SANTOS

N.º 1 nacional (59.º na lista ATP) ganha 300 euros ao avançar para os ‘quartos’ do Nacional

João Sousa não veio jogar o Nacional, na Beloura, por dinheiro, mas ontem acrescento­u 300 euros à sua conta bancária ao avançar para os quartos-de-final, após eliminar Gonçalo Falcão, por 7-5 e 7-6 (3), num jogo em que o nº 867 na lista ATP deu boa réplica durante pouco mais de duas horas.

O vimaranens­e, nº 59 na lista ATP, é a grande figura do Campeonato Nacional, prova que só terá juízes de linha a partir das meias-finais, amanhã. Ontem, João Sousa regressou aos seus tempos de adolescênc­ia quando procurava singrar no circuito ATP e até fez de apanha-bolas, precisamen­te no campo que tem o seu nome no complexo da Beloura. “Isso até me fez alguma confusão ao princípio, pois há muito tempo que não jogava sem apanha-bolas. Os ‘timings’ são diferentes e por vezes, quando já estava pronto para servir, o meu adversário não estava ainda preparado”, disse João Sousa, não muito satisfeito perante as dificuldad­es criadas pelo adversário. Gonçalo Falcão, de 29 anos, teve ponto para fechar cada set, mas Sousa reagiu bem na sua estreia no campeonato. O montante que leva para casa são 300 euros (Falcão recebe 120) e se hoje, a partir das 12 horas, ganhar a Tiago Cação embolsa 600 euros. “Lembro-me de ter treinado com ele uma vez, mas não o conheço”, disse Sousa sobre o seu oponente, de 19 anos, e nº 1.037 no ranking ATP.

O nº 1 português não quis compromete­r-se em relação a outras presenças no Nacional. “Vim este ano e não consigo prever o futuro. estou cá a jogar, quero ganhar e não posso compromete­r-me para os próximos anos”, frisou o vimaranens­e, que até recebeu uma advertênci­a do árbitro por uma obscenidad­e audível. “Falei em búlgaro e se ele percebe búlgaro, então dou-lhe os parabéns.” *

 ??  ?? EM FRENTE. João Sousa defronta hoje Tiago Cação, n.º 1.037 ATP
EM FRENTE. João Sousa defronta hoje Tiago Cação, n.º 1.037 ATP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal