Record (Portugal)

Dragões aterraram em falso na Madeira

- D.M.

O FC Porto ia com balanço até à ilha da Madeira... mas acabou por aterrar em falso no Funchal. Os dragões, que vinham de cinco vitórias consecutiv­as entre campeonato e FIBA Europe Cup, perderam frente ao CAB Madeira (90-83) na 7ª jornada da Liga Placard e somam agora quatro derrotas na competição, registo que fica muito aquém das pretensões portistas. Curiosamen­te, o início da partida até indiciava um final feliz para a formação azul e branca, pois a meio do primeiro período estava por cima no jogo e vencia por 11 pontos (19-8). Sem nada a fazer prever, e contra a corrente dos acontecime­ntos, o CAB Madeira começou a reagir e, não só recuperou da desvantage­m, como também se instalou confortave­lmente na frente do marcador, graças a um parcial de 160, chegando ao final dos primeiros dez minutos a vencer por 25- 19. A equipa azul e branca parecia acusar desgaste da partida europeia a meio da semana - frente aos montenegri­nos do Mornar Bar - e, inevitavel­mente, acentuaram-se as diferenças no segundo tempo. O jogo exterior da equipa insular mostrou estar extremamen­te apurado e os madeirense­s chegavam ao intervalo com uma vantagem de 10 pontos.

O FC Porto entrou para a segunda metade cheio de vontade de continuar com a senda vitoriosa e encurtou distâncias no resultado, indo para o derradeiro e decisivo quarto tempo a perder apenas por 4 (67-63) e com o resultado em aberto... mas só no plano teórico. Isto porque o CAB arrancou melhor e voltou a ‘fugir’. Os dragões iam mostrando dificuldad­es em parar as mudanças de velocidade do extremo Khalen Cumberland­er e não conseguiam controlar a organizaçã­o ofensiva dos insulares. Por sua vez, a ansiedade ia ‘tramando’ os portistas na hora de atirar ao cesto. O soar da buzina ditava a vitória da formação do Funchal (90-83), que teve no poste Tommie Eddie a grande figura do encontro, ao acabar o jogo com 71 por cento na linha de 3 pontos.

Guimarães ascende a 5.º

O V. Guimarães venceu no terreno do Eléctrico e subiu ao 5ª posto da classifica­ção. Já o Illiabum foi triunfar ao Barreiro. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal