Record (Portugal)

REVOLUÇÃO COMEÇA HOJE

Presidente da federação marca reunião em Roma para falar com Ventura e preparar futuro do calcio

- HUGO NEVES

eliminação na fase de qualificaç­ão para o Mundial’2018 provocou um autêntico terramoto no futebol italiano, ao ponto de existirem várias figuras do desporto a exigir uma revolução profunda no calcio. E essa deverá mesmo arrancar hoje, depois de Carlo Tavecchio, presidente da federação italiana, ter agendado uma “reunião minuciosa” para hoje, em Roma, na qual deverá ser demitido o selecionad­or italiano Gian Piero Ventura mas também debatidos vários pontos de uma revolução exigida para o futebol do país que foi campeão do Mundo há 11 anos. E, para começo de revolução, é preciso encontrar um líder. O preferido à sucessão de Gian Piero Ventura é Carlo Ancelotti, técnico de 58 anos que deixou o Bayern no final de setembro e está disponível para assinar contrato. Carletto parte, então, à frente numa lista que integra ainda os nomes de Antonio Conte (Chelsea), Roberto Mancini (Zenit) e ainda Massimilia­no Allegri (Juventus). Numa sondagem feita pelo jornal italiano ‘Gazzetta dello Sport’, o ex-técnico de Bayern, Real Madrid, Juventus e Milan, entre outros, lidera as preferênci­as de perto de 85 mil votantes, com 67,7 por cento, aparecendo Conte como segundo mais votado, com... 21,1 por cento.

Pressões externas e internas

Carlo Tavecchio vai liderar a reunião de hoje mas também terá de enfrentar a onda de críticas ao seu trabalho. Aurelio de Laurentiis, presidente do Nápoles, e Marco Tardelli, antigo internacio­nal italiano, condenam o atual líder da federação. “Tavecchio é o verdadeiro responsáve­l por esta derro- ta. Contratou um técnico que foi despedido por nós ao fim de três meses na Serie C”, disse. Já Tardelli vai mais longe: “Devia sair, se tivesse dignidade. Em Inglaterra já não entraria num estádio...”

Episódio caricato

Ontem, Gian Piero Ventura, ao apanhar o avião em Milão e questionad­o por um jornalista sobre se se demitirá na reunião, disse: “Sim”. Mas horas mais tarde, enviou uma mensagem à agência italiana ‘Ansa’ a negar que tenha concordado em demitir-se. * UMA ITÁLIA... RENOVADA

 ??  ?? ‘POUCOS AMIGOS’. Ventura parece resignado antes de falar com Tavecchio
‘POUCOS AMIGOS’. Ventura parece resignado antes de falar com Tavecchio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal