Record (Portugal)

Não chores Gianluigi...

- José Manuel Freitas jornalista

Bem sei que todos os dias têm surgido capítulos para juntar à triste novela do futebol português, mas valerá a pena juntar mais do que o desejo de ver tudo investigad­o pelas autoridade­s competente­s? Assim sendo, como alguém que muito deve ao futebol não fiquei insensível às lágrimas de menino do quarentão Gianluigi Buffon, ainda enorme guarda-redes, mas já com alguns a morder-lhe os calcanhare­s, particular­mente Oblak, De Gea e Ederson. Bom, Gianluigi carpiu mágoas, disse que a não ida ao Mundial até era muito mau no plano social, mas faltou-lhe dizer aquilo que penso: a Itália não merecia estar na Rússia. Porque, à boa maneira do seu antigo cinema, o futebol é feio e mau e os sinais de per-

OS SINAIS DE PERDA DE QUALIDADE DA SELEÇÃO ITALIANA NÃO SÃO DE AGORA…

da de qualidade não são de agora. Sem falar desta campanha, onde a Espanha foi muito superior – ficou a cinco pontos de diferença e ‘apanhou’ três fora de portas –, no Euro’2012 levou quatro na final frente aos espanhóis, no Mundial’2014 não passou da primeira fase (eliminada por Costa Rica e Uruguai) e no Europeu da nossa festa ficou pelos quartos-de-final. Ora, quando não se tem gente da estirpe de Roberto Baggio, Del Piero, Vieri, Pirlo, Totti, Inzaghi, Donadoni, Albertini e até Cassano ou Balotelli ficam esclarecid­os os motivos por que o grande Gianluigi Buffon bateu com a porta da ‘squadra azzurra’. E foi a porta pequena.

Fernando Santos fez experiênci­as. Aceito que o tenha feito. Tudo espremido vamos ver se teremos novidades para a terra dos czares. Manuel Fernandes e Gonçalo Guedes fizeram por isso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal