Record (Portugal)

O italiano que não jogou

- COMO INSIGNE QUE PODEM

Àprimeira vista parece um puto de rua tirado de um livro de Roberto Saviano. Cabelo rapado, brincos, tatuagens e aquela expressão irrequieta de alguém nascido e criado numa cidade, ao mesmo tempo, bonita e decadente como Nápoles. Mas o baixinho Lorenzo Insigne é muito mais do que isso.

Será, provavelme­nte, o avançado italiano mais talentoso da atualidade. Um daqueles que se coloca em campo para ganhar jogos, como De Rossi lembrou ao assistente de um selecionad­or perdido, desorienta­do e impotente como foi Gian Piero Ventura durante o nulo contra a Suécia: “Vou entrar eu? Temos de vencer e não de empatar”, apontando para o jogador do Nápoles.

Insigne viu tudo semdireito a sair do banco. Sentado, sem poder ajudar, assistiu a uma das

DE ROSSI TINHA RAZÃO. SÃO ARTISTAS GANHAR JOGOS

páginas mais tristes na história do futebol italiano. Nada é garantido. Podia entrar e desenhar a jogada que punha o seu país no Campeonato do Mundo do próximo ano. Ou então afundar-se no jogo de cruzamento­s sem sentido que os italianos insistiram em oferecer às torres suecas.

Mas nemumacois­anemoutra. Este último capítulo da desgraça azzurra não teve a sua colaboraçã­o. Para ele, no entanto, ainda há futuro, ao contrário de Buffon, De Rossi, Barzagli ou Chiellini. E Insigne é um dos melhores que a Itália pode ter a curto prazo, rumo ao Euro’2020. Na época passada foram 18 golos e nove assistênci­as na Serie A. Esta temporada continua a ser uma das principais figuras na fantástica equipa de Maurizio Sarri. De Rossi tinha razão. Alguém assim tem de jogar. São artistas como Insigne que podem ganhar jogos e evitar as lágrimas de um país quatro vezes campeão mundial.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal