Record (Portugal)

EFICÁCIA DOS AVENSES FAZ TODA A DIFERENÇA

- JOAQUIM PAULO

BOA RÉPLICA DA U. LEIRIA Adriano Facchini esteve em grande na baliza do Aves, que se revelou letal no sector ofensivo

O Aves passou na visita a Leiria e garantiu assim a continuida­de na Taça de Portugal, mas enfrentou a forte oposição de uma União que assinou uma exibição bastante personaliz­ada e que não merecia um castigo tão pesado no marcador.

Os primeiros minutos pertencera­m em exclusivo aos leirienses, com Adriano (6’) e Diaby (9’) a testarem os reflexos do guardarede­s Adriano Facchini, mas os visitantes rapidament­e acertaram posições no terreno e começaram a criar perigo. Depois de dois avisos de Defendi (18’ e 20’), os aventes marcaram mesmo: fuga de Salvador Agra no flanco direito, cruzamento perfeito e Derley cabeceou para o fundo da baliza. A U. Leiria ainda reagiu de forma positiva à desvantage­m e só não chegou ao empate porque o guardião forasteiro não o permitiu, com defesas de enorme grau de dificuldad­e após tentativas de Leandro Souza e João Viei- ra (ambos os lances aos 34’). Após o descanso, o Aves continuou a revelar grande consistênc­ia e respeito por um oponente do terceiro escalão do futebol nacional e o ex-leiriense Paulo Machado ficou à beira do segundo golo da tarde (60’), cabeceando ligeira- mente ao lado. Na resposta, a União quase empatou, primeiro num grande remate de Nailson (63’) e depois por João Vieira (65’), que viu Adriano Facchini fazer outra grande defesa.

Logo depois, após um lance brilhante desenhado por Derley, Ví- tor Gomes (67’) limitou-se a empurrar para o 2-0 e praticamen­te sentenciou a eliminatór­ia. O terceiro golo, da autoria de Amilton (83’), na sequência de um pontapé de canto, encerrou as contas da partida, em que o Aves foi tremendame­nte eficaz, mas com nú- meros finais demasiado cruéis para a qualidade de jogo exibida pelos donos do terreno.

Uma palavra de destaque também para a forma como o encontro terminou, com as claques dos dois clubes a aplaudirem ambas as equipas antes de recolherem aos balneários. Um belo momento de fair play a finalizar... *

 ??  ?? DOMÍNIO. Derley esteve muito ativo no ataque do Aves
DOMÍNIO. Derley esteve muito ativo no ataque do Aves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal