Record (Portugal)

FC Porto depende de si próprio, Sporting tem chances reais, Benfica precisa de um milagre

- SÉRGIO KRITHINAS

É mais decisivo para uns do que para outros, mas não há grande volta a dar: as três equipas portuguesa­s na Liga dos Campeões só podem pensar em vencer na 5ª jornada, que se disputam entre hoje e amanhã. Seja por um lugar nos oitavos-de-final, seja para, no mínimo, continuar nas provas europeias. O FC Porto é o primeiro entrar em campo, às 17 horas, em Istambul. Atualmente no 2º lugar do Grupo G, com dois pontos de avanço sobre o RB Leipzig e quatro sobre o Monaco, a equipa de Sérgio Conceição apura-se já para os oitavos-de-final se vencer o Besiktas e os alemães não derrotarem os franceses. Qualquer outra combinação de resultados deixará todas as decisões para a última jornada. As contas do Benfica, que joga em Moscovo, são bem complicada­s. Aos encarnados, qualquer outro resultado que não a vitória será adeus à Europa – a partir daqui, todas as contas partem deste pressupost­o. Depois, precisa de saber o que acontece no Basileia-Man- chester United: os suíços não perderem, o Benfica deixa de ter chances de seguir na Champions; e só poderá seguir em frente na Liga Europa se conseguir um resultado igual ao melhor do que o 2-1 obtido pelo CSKA na Luz. Por isso, o 1-0 não chega.

Se, por outro lado, a equipa de José Mourinho vencer na Suíça, mantém-se a esperança de continuar na Champions. Para isso, o Benfica precisará de um milagre: vencer na última jornada, esperar que o United bata o CSKA e recuperar uma consideráv­el diferença de golos no confronto direto com russos e suíços (nesta altura, no campeonato a três, as contas estão assim: Basileia, 8-2 em golos; CSKA, 4-4; Benfica, 1-7). Quanto ao Sporting, uma vitória diante do Olympiacos fará com que os leões cheguem à última jornada com chances de seguir em frente na Champions. Se, no outro jogo, a Juventus der- rotar o Barcelona, os leões dependerão de si próprios: ‘só’ têm de ganhar na Catalunha marcando pelo menos dois golos. Outro resultado em Turim apurará o Barça e deixará o Sporting a torcer que a Juventus perca na Grécia.

Se empatar, a equipa de Jorge Jesus garante a Liga Europa. E, mesmo que perca, só sairá da jornada no último lugar do grupo caso fique em desvantage­m no confronto direto com os gregos (por exemplo, derrota por 0-2). Em qualquer dos casos, deixaria a decisão para a última ronda. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal