Record (Portugal)

“Sonho jogar na equipa principal do Benfica”

Formado no Seixal, está cedido ao Leixões até final da época. A Record, o guardião, de 21 anos, não esconde o desejo de regressar ao clube da Luz. Antes ambiciona colocar a equipa de Matosinhos no primeiro escalão

- TEXTOS ANDRÉ FERREIRA

emprestado pelo Benfica ao Leixões. Esta aventura está a correr como desejava?

ANDRÉ FERREIRA – Começámos um pouco mal o campeonato, com duas derrotas em três jogos, mas, sinceramen­te, sempre senti que o plantel tinha muita qualidade e que estavam a ser feitos esforços para dar todas as condições à equipa. Com trabalho conseguimo­s endireitar as coisas.

O Leixões que sonha com esse regresso à Liga NOS. Sentem isso dentro do balneário?

AF – Sentimos que o Leixões é um grande clube, acima de tudo. Passaram-nos o desejo de primeiro garantir a permanênci­a, porque os últimos dois anos foram complicado­s. A partir desse momento, é começar a escalar lugares e acabar o mais acima possível. Sabemos que há equipas na 2ª Liga com orçamentos maiores, mas também sabemos que como a massa associativ­a do Leixões há poucas. Isso também nos passa a exigência de correspond­er com resultados.

O Leixões é equipa de Liga NOS…

AF – Sim, claramente. Este é o meu terceiro ano de 2ª Liga. Já joguei contra alguns clubes da Liga NOS, já tive oportunida­de de estar em alguns estádios como terceiro guarda-redes do Benfica e sinto que sim. Sinto que o Leixões tem uma mística, uma história e que realmente merece estar no mais alto patamar do futebol português.

Este empréstimo ao Leixões foi o ideal para crescer?

AF – Sinto que foi o momento ideal. Foi-me comunicado no final da época passada que iria ser emprestado. A partir daí tentei procurar o melhor contexto. Sempre quis estar num contexto competitiv­o elevado. Queria estar num bom clube com aspirações de ganhar todos os jogos, porque é aí que nós crescemos. Com pressão, com exigência. Encontrei tudo isso no Leixões. Foi a escolha acertada, no momento certo.

O sonho da Liga NOS está sempre no seu pensamento?

AF – Sempre. Claro. Se puder ser com o Leixões ainda melhor.

Tem contrato com o Benfica até 2021, o próximo jogo é contra a equipa B das águias, jogo no qual não pode participar. Vai estar de coração dividido?

AF – Tenho muitos amigos na equipa B do Benfica e muito apreço pela equipa técnica. Desejo-lhes o melhor, mas, neste momento, quero que o Leixões vença, porque é muito importante para nós.

Falou dos amigos do Benfica. Mantém contacto com eles?

AF – Tenho uma relação muito forte. Sou da geração de 1996, mas tenho uma relação muito forte tanto com os da geração anterior, como com os da seguinte. Mantenho contacto com a maior parte deles. É como se estivéssem­os juntos todos os dias.

O sonho do André passa por vestir a camisola da equipa principal do Benfica?

AF – Sim, claro que sim. É natural. Sonho jogar na equipa principal. Tenho contrato que me liga ao Benfica, mas, neste momento, não penso nisso, porque tenho de pen-

sar no Leixões e em realizar aqui uma boa época.

Mas esse trabalho no Leixões pode ser importante para o cresciment­o e para chegar ao sonho?

AF – Sem dúvida. Tenho aprendido com vivência com colegas mais experiente­s. Estou num balneário com homens que já passaram por muito e isso fez-me crescer. Sinto estar muito mais bem preparado para enfrentar qualquer contexto que surja daqui para frente. *

“SINTO QUE O LEIXÕES TEM UMA MÍSTICA, UMA HISTÓRIA QUE REALMENTE MERECE ESTAR NO MAIS ALTO PATAMAR ”

 ??  ??
 ??  ?? ANDRÉ FERREIRA
ANDRÉ FERREIRA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal