Record (Portugal)

OBOUBAKAR É IMPRESCIND­ÍVEL

Lançado de início em todos os duelos possíveis, continuará a ser o farol da equipa. Está perto da fasquia dos 20 jogos a titular

- ANDRÉ MONTEIRO

No momento de preencher os 11 nomes titulares numa ficha de jogo, Sérgio Conceição não abdica de Aboubakar. O camaronês, imprescind­ível no atual FC Porto face às lesões que limitam o sector ofensivo, prepara-se para, salvo motivo de força maior, somar 20 jogos a titular esta temporada no clássico com o Benfica. Um número que atesta a sua importânci­a atual em comparação com os anteriores estatutos de que já dispôs no seio do clube.

Para alcançar as tais duas dezenas de titularida­des, Aboubakar terá, antes de mais, de jogar de início amanhã, nas Aves, um cenário extremamen­te provável. A atestar o rótulo de imprescind­ível do africano está o facto de, até ao momento esta época, Sérgio Conceição só não ter contado com ele uma vez, na 1ª jornada da Champions, partida na qual cumpriu castigo disciplina­r.

Quer isto dizer que nos restantes compromiss­os, todos sem exceção, Aboubakar fez parte do onze azul e branco, inclusive frente a adversário­s de menos nomeada perante os quais o técnico poderia ter poupado o avançado, como por exemplo o Lusitano, para a Taça de Portugal, ou o Leixões, em jogo referente à Taça CTT. Em comparação com outros portistas, conta neste momento as mesmas presenças no onze que Felipe e Marcano (18), mas cada um destes já foi poupado uma vez.

Lote reduzido

A importânci­a cada vez mais clara de Aboubakar no atual FC Porto está naturalmen­te relacionad­a com o afastament­o prolongado de Soares e, mais recentemen­te, da lesão contraída também por Marega. Uma vez que tanto o brasileiro como o maliano, e também o extremo Otávio, permanecem em dúvida para o clássico da 13ª ronda – estão já afastados do duelo de amanhã –, é certo que Aboubakar vai continuar a ser o farol ofensivo dos dragões no futuro imediato. A verdade é que nunca antes o camaronês gozou de tal estatuto no Estádio do Dragão. Tanto em 2014/15 como em 2015/16, Aboubakar conseguiu um máximo de seis encontros consecutiv­os a titular. *

TAMBÉM FELIPE E MARCANO CONTAM 18 PRESENÇAS NO ONZE, MAS AMBOS JÁFORAM POUPADOS NUMAPARTID­A CADA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal