Record (Portugal)

O propósito

- Susana Torres

Costumo olhar para o campeonato em duas fases: na primeira metade da época destacam-se as equipas mais competente­s e com maior qualidade futebolíst­ica; na segunda, destacam-se as que têm maior resistênci­a física, maior adaptação aos resultados e melhor gestão emocional. Esta é aquela parte da época em que pequenas coisas têm grande impacto nos jogadores, para o bem e para o mal. Um treinador que o tenha em conta pode aproveitar alguns acontecime­ntos para potenciar a performanc­e da sua equipa, ativando algo que é um verdadeiro impulsiona­dor de resultados: O PROPÓSITO. Trata-se do verdadeiro motivo pelo qual fazemos aquilo que fazemos, o motivo pelo qual assistimos à superação dentro de campo.

Umadascois­as que pode elevar ou até mesmo modificar o propósito dos jogadores, levando-os a unirem-se e superarem-se enquanto equipa, é aquilo que eu costumo chamar de ‘catástrofe’. Por exemplo, a lesão do benfiquist­a Krovinovic, que o afasta dos palcos num momento decisivo do campeonato. Logo após ter sido diagnostic­ada a gravidade da lesão, o croata disse “Encontramo­nos no Marquês”. Uma pequena frase, simples, mas com grande poder para o subconscie­nte daqueles que com ele lutam. Quando umtreinado­r tem conhecimen­tos para trabalhar o propósito de uma equipa, pode perfeitame­nte fazer deste momento o ponto de viragem para um desempenho de alta performanc­e. Há por isso aspetos importante­s que devem ser trabalhado­s: PROPÓSITO – mais do que ao objetivo, os jogadores devem entregar-se a uma missão. CONSCIÊNCI­A – obter clareza do impacto emocional que determinad­os fato-

O PROPÓSITO É O MOTIVO PELO QUAL ASSISTIMOS À SUPERAÇÃO DENTRO DE CAMPO

res externos têm sobre a equipa, tais como más decisões das equipas de arbitragem, resultados dos adversário­s, pressão da tabela classifica­tiva, entre outros. UNIÃO – trabalhar o espírito de equipa é fundamenta­l, sempre incluindo os jogadores que não são por norma primeiras escolhas. PREPARAÇÃO MENTAL – conseguir dar ferramenta­s de treino mental que permitam aos jogadores imunidade ao contexto e foco na tarefa. ALINHAMENT­O – convergir tudo isto num propósito maior, entrando assim em verdadeiro estado de ALTA PERFORMANC­E.

 ??  ?? VIRAGEM. Lesão de Krovinovic pode motivar equipa
VIRAGEM. Lesão de Krovinovic pode motivar equipa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal