Record (Portugal)

GUERRA ENTRE DAVID E GOLIAS

Tom Brady lidera os Patriots, que vão tentar destruir o conto de fadas dos Philadelph­ia Eagles, de Nick Foles

- PEDRO GONÇALO PINTO

aquela altura do ano outra vez. Até mesmo quem não acompanha o futebol americano com tanta assiduidad­e tira a noite de hoje para acompanhar o sempre mediático Super Bowl. A 52ª edição da finalíssim­a vai ser disputada entre os campeões New England Patriots, clientes habituais, e os Philadelph­ia Eagles, que continuam à procura do primeiro título. Pois bem, aquilo que vai acontecer em Minnesota, a partir das 23h30, trata-se de uma personific­ação quase perfeita do duelo entre David e Golias.

Não é difícil adivinhar quem é Golias.

Tom Brady, de 40 anos, que se vai tornar no quarterbac­k mais velho a disputar um

Super Bowl, tem oportunida­de de acrescenta­r mais uma página dourada a um livro pautado por títulos e recordes. É que Brady já foi campeão cinco vezes e pode tornar-se no atleta com mais anéis na história. Além disso, a equipa de New England só precisa de mais um título para alcançar os Pittsburgh Steelers como as formações mais campeãs da história: os Pats têm cinco troféus, todos conquistad­os com Brady ao leme.

Suplente chega-se à frente

Os New England Patriots vão à procura de conseguir uma rara defesa do título. Curiosamen­te, os últimos a conseguire­m tal feito foram... os Pats, ao sentarem-se no trono da NFL em 2004 e 2005. Já de um ‘tri’ não há memória. Por outro lado, os Philadelph­ia Eagles querem colocar um ponto final numa espécie de maldição. É que os comandados de Doug Pederson nunca conquistar­am um Super Bowl: já o tentaram duas vezes, mas caíram em ambas. Em 1981, os Eagles perderam com os Oakland Raiders (13-27), enquanto a outra viagem ao palco dos sonhos aconteceu em 2005 frente aos New England Patriots (21-24), naquele que era o terceiro título de Tom Brady na altura.

Para derrubar Golias, os Eagles contam com o seu David: Nick Foles. Aos 29 anos, o quarterbac­k era o suplente da estrela Carson Wentz, um dos principais responsáve­is pelo registo de 13-3 na fase regular. Mas Wentz sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo na fase final da época, abrindo a porta ao mal-amado Foles. Para surpresa de muitos, o QB brilhou nos playoffs, ao ajudar a bater Atlanta Falcons (15-10) e Minnesota Vikings (38-7), que podiam disputar o Super Bowl em casa. Resta saber se Foles vai estar à altura no maior palco, com todos os holofotes apontados. Ainda assim, o QB terá a ajuda de craques como Jay Ajayi ou Alshon Jeffery no ataque, mas o abono dos Eagles tem sido outro: a defesa. Fletcher Cox e companhia têm dado pesadelos a tudo e todos e volta a estar no centro das atenções.

Fim da linha?

Uma das principais questões prende-se com o futuro de Brady. Aos 40 anos, o fim da linha está à vista? Para jogadores ‘normais’ até podia ser verdade. Para o norte-americano, não. “Por que é que querem tanto que eu me retire e estão sempre a perguntar por isso?”, disse o marido de Gisele Bündchen, entre risos. “Estou a divertir-me e a equipa está bem. Sei que sou um pouco mais velho do que outros jogadores, mas estou mesmo a aproveitar. Não penso em dizer adeus. Só estou preocupado em ganhar o jogo mais importante do ano”, atirou. Resta saber se David leva a melhor sobre Golias... *

COM MUITOS A QUESTIONAR­EM SOBRE SE O FIM DE BRADY ESTÁ À VISTA, OS PATS PROCURAM RARA DEFESA DO TÍTULO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal