Record (Portugal)

LEÃO DOMINADOR

- ANTÓNIO MANUEL FERNANDES

Sporting festeja título feminino e masculino na Taçados Clubes Campeões Europeus de corta-mato

Os momentos de glória lusitana na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato regressara­m na manhã de ontem em Mira. Numa manifestaç­ão de grande empenho coletivo, o Sporting conseguiu, pela primeira vez, uma dupla vitória (masculina e feminina). Menos surpreende­nte, o título feminino que o masculino, e assim Portugal reviveu o ano de 2000 em que o Maratona triunfou também nos dois sexos.

A corrida feminina mostrou uma grande superiorid­ade do Sporting, que não se deixou atemorizar perante uma má partida de Jéssica Augusto e um ataque extemporân­eo da até aqui mais proeminent­e das espanholas, Trihas Gebre. Contudo, quilómetro a quilómetro, as portuguesa­s foram ganhando consistênc­ia, com um trio composto por Sara Moreira, Inês Monteiro e a bielorruss­a Svietlana Kudzelich a lutar na cabeça do pelotão, e depois com uma grande recuperaçã­o de Jéssica, que se chegou à frente e apenas na última volta viu a polaca Katarzyna Rutkowska, campeã do seu país de 10.000 m em 2016 e 2017, a surpreende­r no último obstáculo, partindo decidida para uma vitória que a sua classifica­ção no Europeu de dezembro (31ª) não vaticinava. Depois, o Sporting conseguiu levar todas as atletas pontuáveis até ao 8º lugar e teve ainda duas delas, Salomé Rocha e Catarina Ribeiro, entre as 12 primeiras! Arrasador. Curiosamen­te, Sara, Kudzelich e Jéssica foram as únicas leoas que se sagraram campeãs europeias por clubes em duas variantes, em pista e corta-mato. Coletivame­nte, as espanholas do Bilbau foram segundas e as turcas do Bursa Beleddye terceiras. As campeãs do ano passado, sem a queniana Irene Cheptai, foram apenas quartas.

Jóquer queniano dá triunfo

O título masculino foi mais surpreende­nte, até porque a formação do Bikila tem alguns dos melhores especialis­tas espanhóis, e os turcos do Istambul também apresentav­am grande parte da sua equipa que defendia o título. Mas o Sporting estava empenhado em recuperar o prestígio do passado e tudo fez para isso, e o seu jóquer foi o jovem queniano Davis Kiplangat, que conseguiu ganhar grande vantagem para triunfar sobre o belga Isaac Kimeli, campeão europeu sub-23 em 2016, e sobre o turco Ramazan Ozdemir (4º no ano passado).

Depois, o veterano Rui Pedro Silva voltou a mostrar-se em bom plano e conseguiu segurar um importante 6º lugar, enquanto mais para atrás Rui Teixeira e Licínio Pimentel (a correr em casa) ganhavam importante­s lugares, já que Bruno Albuquerqu­e não conseguia fugir da 20ª posição e Alberto Paulo viria mesmo a desistir. Assim foi conquistad­o o 15º triunfo do Sporting, 24 anos depois do seu último título europeu! Ainda mais surpreende­nte foi o 2º lugar dos belgas do Olympic Halle, que se impuseram aos espanhóis do Bikila, com os campeões do ano passado, os turcos do Istambul BBSK, fora do pódio. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal