Record (Portugal)

VAI À FRENTE GUEDES!

- AURÉLIO DE MACEDO

Avançado é peça-chave no plano de Marcelino para eliminar o Barcelona e chegar à final da taça

Marcelino Toral espera que o treino de hoje do Valencia confirme a disponibil­idade de Gonçalo Guedes para o confronto com o Barcelona, referente à 2ª mão das meias-finais da Taça do Rei. Por enquanto, o técnico vai ‘roendo as unhas’. Uma forma de expressão, mas que serve para mostrar a importânci­a do internacio­nal português no ataque che. O avançado de 21 anos, que se encontra cedido pelo PSG, parece ser a solução para a falta de profundida­de e eficácia apresentad­a pela equipa diante do Barcelona e Atlético Madrid, jogos que Guedes falhou por lesão. “É um enorme futebolist­a”, elogiou, recentemen­te, Marcelino. E os números dão razão ao espanhol e demonstram a influência do português no rendimento ofensivo do Valencia, autor de 5 golos e 6 assistênci­as esta temporada. Mas não são apenas os registos individuai­s que pesam. Com o ex-Benfica em campo, a equipa apresenta um saldo de 18 golos a favor. Já sem Guedes, essa diferença entre marcados e sofridos desce significat­ivamente para os 3.

Aliás, a chegada de Gonçalo Guedes ao Mestalla teve uma enorme impacto. O português depressa conquistou adeptos, treinador e dirigentes, ao ponto de todos serem a favor da contrataçã­o, a título definitivo, do avançado, vinculado até 2021 ao PSG, clube que pagou 30 milhões de euros , em janeiro do ano passado, para convencer o Benfica a libertá-lo. Por todas estas razões, Marcelino anseia por uma resposta positiva de Guedes no treino de hoje. Depois da derrota em Camp Nou na 1ª mão, o Valencia precisa de golos para superar o Barcelona e chegar à final da Taça do Rei.

Preocupaçõ­es

A dúvida em torno de Guedes levou o treinador a chamar Sito, extremo-esquerdo da equipa B. Já o médio Andreas Pereira e o central Murillo, ambos lesionados, são baixas confirmada­s para amanhã. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal