Record (Portugal)

DRAGÃO DESFAZ EMPATE HISTÓRICO

- SÉRGIO KRITHINAS

Ao fim de três jogos, foi desfeito o empate histórico com que FC Porto e Sporting iniciaram a temporada. O golo solitário de Soares permitiu aos dragões ficarem agora com mais uma vitória do que o rival, contabiliz­ando todos os confrontos registados em provas oficiais desde a final do Campeonato de Portugal de 1922.

Até ontem, registavam-se 81 triunfos para cada lado, além de mais 65 empates, nos 227 encontros entre os dois clubes. Uma igualdade que se verificava desde a época passada e que teimava em persistir, após os dois 0-0 registados na corrente temporada, quer no campeonato, quer na meia-final da Taça CTT. Até abril, haverá mais dois confrontos que poderão baralhar estas contas quase centenária­s.

Na Liga e na Taça de Portugal, a vantagem é do FC Porto, ao passo que o Sporting domina nas restantes três competiçõe­s oficiais em que os dois clubes se enfrentara­m. Com uma particular­idade: os dragões não venceram nenhum dos 12 jogos a contar para Taça da Liga/CTT e Supertaça – isto, apesar de serem, por larga vantagem, o clu- be com mais Supertaças no palmarés (20, contra oito dos leões, o segundo emblema que mais vezes levantou este troféu). Em golos no total de jogos, a vantagem continua a ser dos leões, que marcaram 327 contra 304 do rival.

O golo de Soares aos 60 minutos impediu também o terceiro empate consecutiv­o entre as duas equipas, algo que nunca aconteceu na história dos confrontos entre FC Porto e Sporting. E só em duas ocasiões anteriores se tinham registado dois jogos seguidos sem qualquer golo. A primeira foi em 1978/79, a segunda em 1984/85 – sempre em encontros a contar para o campeonato. Foi por um Tiquinho que esse registo não foi batido em 2017/18. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal