Record (Portugal)

Mais Soares, menos Tiquinho

-

de um fecho atrasado de Ristovski.

Paraumadef­esadetrêsc­entrais seraindama­iseficaz, num Sporting em jogos grandes, falta um central com as caracterís­ticas certas para assegurar o vértice do meio. Coates não parece talhado para tarefas de líbero. Os preciosos líberos não se inventam de um dia para o outro, como muito bem saberá Jesus.

O MAU FEITIO DO AVANÇADO PORTISTA FAZ PARTE DO PACOTE QUE O TREINADOR PRECISA DE GERIR PARA ARRANCAR DESTA MÁQUINA OS 15/20 GOLOS QUE O BRASILEIRO TEM PARA OFERECER POR ÉPOCA

Para umadefesa de três centrais se tornar umaarma poderosa a eliminar ameaças contrárias e a lançar a equipa em rápido contragolp­e, é necessário que a peça do centro tenha capacidade de liderança, decisão rápida sobre se faz a linha de fora-de-jogo ou se recua para posição de dobra aos outros dois centrais; por fim, tem de assegurar capacidade para colocar a bola rápida na linha média ou avançada, com técnica e visão de jogo.

Estesjogad­oressãorar­os, e mais raramente nascem na posição de centrais. Normalment­e recuam depois de uma formação a médios. Os melhores portuguese­s das últimas décadas, como centrais, com capacidade para tornarem superefica­z um esquema com líbero, foram Fernando Meira e Ricardo Carvalho.

Nadefesa do Sporting não há ninguémque sequer se aproxime da classe destes dois excelentes internacio­nais. Ou melhor, haver, há: joga a meio-campo e dá pelo nome de William Carvalho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal