Record (Portugal)

ÁGUIA AGARRA PRODÍGIO SUECO

- PEDRO PONTE

JOGADOR DE APENAS 11 ANOS Isak Vural vai mudar-se com os pais para Lisboa depois de dar nas vistas ao serviço do Hammarby

Isak Vural é um nome desconheci­do para os portuguese­s, mas a verdade é que em Hammarby, localidade próxima da capital sueca, Estocolmo, este jovem prodígio, de apenas 11 anos, já é conhecido pelas qualidades técnicas que mostrou ao serviço do clube local e que despertara­m, recentemen­te, o interesse do Benfica.

Segundo as informaçõe­s recolhidas por Record, Isak vai mudar-se em breve com os pais para Lisboa e deverá continuar a jogar futebol mas de águia ao peito, nos escalões de formação dos encarnados. Por se tratar de uma criança, todos os aspetos legais têm de ficar esclarecid­os e a própria FIFA tem em consideraç­ão nos regulament­os as transferên­cias de jogadores menores. Além da obrigatori­edade de haver uma mudança da residência dos pais para Portugal – o que acontecerá a breve prazo –, isso deve acontecer por motivos não inerentes à prática do futebol [mais informação na peça ao lado]. Segundo apurámos, o pai do pequeno Isak, Cuneyt Vural, já pensava em mudar-se para Portugal há algum tempo, por motivos profission­ais. Sabendo do interesse de outros emblemas europeus – o Barcelona, por exemplo, chegou a ter o jovem jogador praticamen­te amarrado, mas, segundo o diário catalão ‘Sport’, optou por não avançar por estar a contas com um processo disciplina­r colocado pela FIFA devido a transferên­cias de futebolist­as menores –, os encarnados chegaram-se à frente para perceber em que medida poderia acontecer esta mudança.

Experiênci­a

Durante as semanas em que represento­u o Barcelona, no verão de 2017, Isak Vural surpreende­u com uma vincada veia goleadora (sete golos em nove jogos), velocidade e técnica. O jovem jogador, refira-se, treinava-se nos escalões de formação dos culés mas representa­va o Sant Cugat, uma das filiais do clube. As tais questões jurídicas em que o Barcelona se envolveu com a FIFA, depois de ter sido punido, em 2014, com a impossibil­idade de inscrever jogadores, fizeram com que o clube se afastasse em definitivo.

“JÁ TEMOS ESSA INFORMAÇÃO DE QUE ELE VAI PARA O BENFICA”, DISSE-NOS O RESPONSÁVE­L PELA COMUNICAÇíO DO CLUBE SUECO

Observado

As qualidades de Isak Vural, essas, já estão bem anotadas nos relatórios do departamen­to de ‘scouting’ do Benfica, que, sabe Record, observou o pequeno avançado pela primeira vez num torneio internacio­nal onde participar­am, entre outras equipas, as de Benfica e Hammarby.

Do lado do emblema sueco, refira-se, já é dada como certa a saída do prodígio para o Benfica. “Já temos essa informação de que vai jogar para lá”, começou por nos dizer Love Gustafsson, do departamen­to de comunicaçã­o do Hammarby, elogiando, depois, as qualidades de Isak... ainda que não conheça muito bem o ‘miúdo’: “Sei que é muito bom jogador, porque fala-se muito dele no clube. Esperamos que um dia ele volte ao nosso clube.” E sobre o exemplo recente de Victor Lindelöf, que deixou o modesto Västeras com 17 anos para, mais tarde, render vários milhões com a transferên­cia do Benfica para o Manchester United, Gustafsson é mais cauteloso: “Seria bom para nós, mas, neste momento, isso seria apenas especulaçã­o.”

Por agora, o assunto está entregue à FIFA e às federações portuguesa e sueca, mas o Benfica está perto de ganhar a corrida por Isak Vural. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal